Testamos: Honda City Touring 2022; sedã foi reformulado e está mais competitivo

O Garagem360 conferiu de perto todas as atualizações do Honda City Touring 2022, sedã que ganhou nova geração em novembro de 2021, veja mais.

No fim de 2021 a Honda apresentou os novos Honda City sedã e hatchback. Sobre a carroceria já tradicional no mercado nacional, o carro ficou mais moderno e atualizado, para brigar de forma mais acirrada com seus principais concorrentes. Veja os detalhes do Honda City Touring 2022.

Honda City 2022: versão topo de linha entrega conforto, mas por R$ 120 mil, poderia estar mais completa no quesito equipamentos

O Honda City sedã já é um modelo tradicional e bem posicionado em sua categoria no mercado nacional. A partir da nova geração, lançada em novembro de 2021, o carro ficou mais moderno e ganhou atualizações importantes para se manter entre os mais vendidos.

Sobre a atual linha, o sedã está disponível em três versões: a de entrada EX, a intermediária EXL, e por fim, a configuração topo de linha, a Touring. Essa última foi a versão testada pela reportagem do Garagem360, e já te adianto: modelo surpreende em motorização, mas poderia ter lista de equipamentos mais completa.

Versões e preços Honda City Touring sedã 2022:

EX – R$ 106.300

EXL – R$ 112.500

Touring – R$ 120.800

Modelo ganhou linhas mais dinâmicas e expressivas

A presença marcante do New City se dá pela carroceria longa, larga e baixa. O design é valorizado pelos vincos definidos e pelos faróis e lanternas, nos quais o uso de LED e o layout de aspecto high-tech resultam em um visual mais atual.

Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED.

As rodas são de liga leve, com aro de 16”, que mesclam o acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta.

Os retrovisores externos ilustram bem a preocupação da Honda com os detalhes. Eles, que antes eram fixados próximos à base da coluna A, agora estão mais recuados e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão, durante a condução, o que torna a experiência mais segura.

Modelo também ganhou novas proporções

Na comparação com o antigo City, o New City sedã ficou 53 milímetros mais largo e 94 mm mais comprido. Para valorizar ainda mais o conceito low & wide (baixo e largo), ele tem altura total 8 milímetros menor. Com seus 4.549 milímetros, o New City sedã é o maior do segmento em comprimento.

O quesito conforto também é conferido na segunda fileira do sedã. O carro acomoda bem pessoas de elevada estatura.

No sedã, o porta-malas com volume de 519 litros coloca o New City muito acima da média do segmento, superando até alguns representantes dos sedãs médios. Ou seja, espaço não deverá ser uma preocupação de quem estiver a bordo do modelo.

Espaço não será uma preocupação do modelo (Foto: Nicole Santana)

Conforto e tecnologia foram aprimorados, mas alguns detalhes poderiam estar presentes

O interior do New City também foi reformulado. No quesito conforto e acabamento, todos os pontos de contato com motorista e passageiros têm superfície agradável ao toque. Em todas as versões, os modelos são equipados com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.

Ainda sobre esse tema, os modelos possuem um novo Sistema de Estabilização Corporal. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal. Ou seja, dirigir longos períodos não será uma dificuldade no City sedã.

Sobre a lista de equipamentos, todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

Na versão topo de linha, também há sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7” multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.

A versão Touring conta ainda com espelho retrovisor fotocrômico. Outro destaque dos retrovisores externos, é que o lado direito possui uma câmera posicionada logo abaixo do equipamento.

Interior também foi reformulado (Foto: Nicole Santana)

Dessa forma, ao dar a seta para realizar mudanças de faixa ou manobras, o campo de visão do retrovisor direito pode ser visto através da central multimídia do modelo, o que torna tudo mais seguro. Porém, a visualização no período noturno não é das melhores.

Para finalizar a parte de equipamentos, o carro recebeu sim muitos aprimoramentos. No entanto, a versão topo de linha do sedã poderia contar com ajuste dos bancos frontais de forma elétrica, um painel 100% digital, freio de estacionamento elétrico e carregamento de smartphone por indução. Afinal trata-se de um carro de mais de R$ 120 mil.

Motorização foi modificada e entrega bom nível de consumo

O New City vem equipado com um motor inédito. Todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado é 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, ou seja, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote.

A potência máxima é de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina – com este último combustível, aliás, o New City tem a maior potência do segmento, superando, inclusive, os modelos equipados com motor turbo.

O torque é de 15,8 kgf,m com etanol e 15,5 kgf,m com gasolina. O de 0 a 100 km/h é feito em 10,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h.

O conjunto motriz trabalha em conjunto com uma transmissão automática tipo CVT que simula até 7 marchas.

Quando o assunto é consumo de combustível, o New City merece destaque especial. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City sedã tem consumo na cidade de 9,2/13,1 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/15,2 km/l, respectivamente.

Segurança: nova geração do Honda City é o primeiro modelo fabricado no Brasil e conta com o Honda Sensing

O modelo é o primeiro carro da marca fabricado no Brasil a contar com o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca.

O sistema conta com cinco funções: Controle de cruzeiro adaptativo; Sistema de frenagem para mitigação de colisão; Sistema de assistência de permanência em faixa; Sistema para mitigação de evasão de pista e Ajuste automático de farol.

Novo Honda City Touring 2022 conta com o sistema de segurança Honda Sensing (Foto: Nicole Santana)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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