Testamos: Chevrolet Camaro 2019 garante diversão a cada acelerada
Definitivamente, o Chevrolet Camaro 2019 não nasceu para ser um carro discreto. A nova frente com um enorme detalhe em preto, a cor Azul Egípcio...
O Chevrolet Camaro 2019 não nasceu para ser um carro discreto. A nova frente com um enorme detalhe em preto, a cor Azul Egípcio da carroceria e as rodas de 20 polegadas chamam a atenção mesmo com o carro desligado. Ao apertar o botão de partida, o urro do V8 de 6,2l despertando invade a cabine e torce pescoços de curiosos pelas ruas.
LEIA MAIS: Testamos: Com um Volvo V40 na mão inglesa, rodamos 700 km na Escócia
Testamos: por R$ 245 mil, Audi A4 tem tecnologia, potência e luxo de sobra
Por mais que a equipe do Garagem360 tenha tentado ser sutil ao guiar o muscle car durante os testes, é difícil não notar olhares durante os passeios com o Camaro. A sensação é a de ter se tornado uma celebridade, ou a de estar caminhando na Av. Paulista ao lado de Paul McCartney. Muitas pessoas olham e até sacam o celular para tirar uma foto.
Chevrolet Camaro 2019: como anda
Estar a bordo do Camaro, de fato, é diferente em relação aos carros tradicionais. Ele consegue ser um carro dócil e que pode ser usado para as compras do mês – desde que não se leve muita coisa, por conta do porta-malas pequeno – ao mesmo tempo que mostra toda a força dos seus 461 cv de potência ao pisar fundo no acelerador.
Ao ser provocado, um rugido semelhante a um trovão é emitido pelos escapamentos de saída dupla. Enquanto berra feito uma besta selvagem, a velocidade aumenta e o corpo é pressionado contra os bancos, como se quisesse sufocar os ocupantes.
[info_box title=”Raio-X”]Chevrolet Camaro SS 2019
Motorização: 6,2l V8 16 válvulas 461 cv a 6 mil RPM (gasolina)
Torque máximo líquido: 62,9 kgfm a 4.400 RPM (gasolina)
Transmissão: automática de 10 marchas – possibilidade de troca por borboletas
Dimensões: 4,78 m x 1,89 m x 1,34 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre eixos: 2,81 m
Peso em ordem de marcha: 1.709 kg
Tanque de combustível: 72 L
Consumo: 5 km/l cidade/estrada (somente gasolina – pelo computador de bordo)
Porta-malas: 208 L
Preço: R$ 320 mil (estimado)
Pontos positivos: desempenho, prazer ao dirigir e ergonomia
Pontos negativos: espaço interno, consumo e visibilidade
[/info_box]É o carro mais esperto já testado pelo Garagem360. Você pisa e ele voa. Motorista e passageiros, de dentro, nem sentem. Tem que prestar muita atenção porque o normal dele, na estrada, é 140 km/h sem perceber, em uma acelerada. Apesar de toda a fúria, o Camaro é estável e faz curvas em alta muito bem. Mesmo estando rápido, ele não transmite insegurança ao condutor.
Como cavalo que anda, bebe, com o muscle car não é diferente. Ele encerrou o teste com média de 5 km/l, tento tido como melhor marca 7,5 km/l, durante uma volta tranquila na Rodovia Anchieta. Para tentar melhorar o consumo, o motorzão de oito cilindros desativa metade dos pistões quando não precisa de muita força.
Vida a bordo
Por dentro, ele oferece tanto conforto quanto um esportivo é capaz de oferecer: quase nenhum. Os bancos dianteiros, porém, merecem elogios por apoiarem bem o corpo e não cansam. A vida dos ocupantes traseiros é mais complicada. O teto baixo e a falta de espaço para as pernas faz com que apenas pessoas pequenas – ou crianças – ocupem a fileira de trás.
Além do aperto, a visibilidade também não é das melhores. Há muitos pontos-cegos nas laterais e a visão traseira é praticamente inexistente. Nas manobras, a câmera de ré auxilia, mas poderia ter um sensor de estacionamento na frente.
O acabamento, em geral, é bom, mas não espere nada muito luxuoso. Há detalhes em couro, como no acabamento dos bancos, mas o painel é de plástico e tem linhas simples. Entretanto, todos os comandos são bem posicionados, o que proporciona boa ergonomia ao motorista.
Os mostradores analógicos têm leitura fácil e o prático HUD, que informa a velocidade no para-brisa, facilitam o controle das informações. Embora tenha sido guiado no modo tradicional, há outros específicos, como o para pistas, o esportivo, além do voltado para condução em neve e gelo.
Boa compra?
Poucos carros proporcionam tanta diversão a bordo como o Chevrolet Camaro 2019. Há apenas um concorrente direto para ele, o Ford Mustang, seu eterno rival. Não se trata de um segmento racional. São carros de imagem, ícones da indústria americana e que seguem à risca os requisitos de um autêntico muscle car.
Andar com um Camaro é ser transformado em uma celebridade instantânea, sem precisar ser amigo de um Beatle. Porém, qualquer incômodo é superado na primeira acelerada, prestando sempre atenção no velocímetro, já que é fácil superar qualquer limite de velocidade brasileiro.
Nem mesmo o consumo alto, a pouca visibilidade e o espaço quase nulo do banco traseiro conseguem apagar o brilho deste carro. Seu prazer ao dirigir, o ronco de seu motor e sua velocidade compensam qualquer falha.
*Colaboraram: Maria Beatriz Vaccari e Sérgio Vinícius
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.