Testamos: BYD TAN EV 100% elétrico prova que carro chinês é boa opção de compra

Conheça todos os detalhes do BYD TAN EV, SUV de sete lugares, 100% elétrico, com 430 km de autonomia e potência de 517 cv.

O SUV chinês é dotado de motor 100% elétrico e vendido no Brasil desde o fim de 2021. Comercializado em versão única, o BYD TAN EV tem preço de R$ 519.990, 430 km de autonomia e potência de 517 cv.

Chinês, elétrico e com alto nível de tecnologia: conheça o BYD TAN EV

O SUV de sete lugares foi o modelo escolhido pela BYD para iniciar a participação da marca no mercado automotivo brasileiro. Atualmente ele tem preço de R$ 519.990 e é vendido em versão única e bem completa.

Enquanto a reportagem esteve com o modelo para conhecer todos os atributos do veículo de perto, foi possível perceber como o TAN EV desperta a curiosidade de quem o vê. Primeiro pelo fato de ser um carro de uma marca ainda pouco conhecida no país, e também pelo seu porte e design. A cor vermelha também ajudou na discrição do carro.

Porém, tal estranheza do desconhecido não vai durar muito, uma vez que o carro tem condições de se posicionar muito bem frente aos seus principais concorrentes dentro do segmento.

O design é moderno e atraente. Destaque para a parte frontal que conta com uma enorme grade preta composta por formatos retangulares. Os faróis contam com DRL em Led e são interligados por uma faixa em cromo com o logo da marca ao centro.

Linhas dinâmicas também contornam o veículo como um todo. Nas laterais elas são responsáveis por gerar sensação de movimento. Os retrovisores externos estão posicionados nas portas, o que é ótimo para diminuir o ponto cego do condutor.

A traseira conta com lanternas contínuas que invadem a tampa do porta-malas e o perfil esportivo e complementado pela antena tipo barbatana de tubarão, rack de teto decorativo e spoiler acima da tampa do bagageiro.

Lanternas são interligadas (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Ao todo ele tem capacidade para até sete passageiros. Para isso, ele conta com comprimento de 4.870 mm, largura de 1.950 mm, altura de 1.722 mm e entre-eixos de 2.820 mm. As rodas são de 22”.

Ainda no quesito dimensão, quando o carro é usado na configuração de cinco lugares, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 940 litros, porém, quando configurado para acomodar os sete passageiros, o volume disponível é de 265 litros.

O porta-malas conta com abertura e fechamento de forma eletrônica, além disso, o fato de estar nivelado com a carroceria do veículo ajuda com a introdução e remoção de itens mais pesados.

Interior é repleto por tecnologia embarcada

Porém, o destaque fica por conta do excelente acabamento do interior e o alto nível de tecnologia embarcada. Couro e Alcantara são encontrados nos bancos, painel e portas. Além disso o modelo também conta com a inclusão de materiais soft touch (sensível ao toque).

A tela de 15,6″ rouba a cena dentro do TAN EV, e uma de suas principais características surpreende quem o confere de primeira. A central multimídia do carro é giratória, com isso, o condutor e passageiros podem definir a posição que melhor se encaixa para o momento.

Infelizmente ela ainda não conta com sistemas de pareamento do smartphone, como o Apple CarPlay. No entanto, de acordo com informações da montadora, o serviço já estará disponível a partir de setembro.

O ambiente também pode ser configurado com o sistema de iluminação que contorna o carro desde a parte frontal até a segunda fileira. Toda a escolha de cor e intensidade também é definhada através da tela. Além disso, a experiência sonora é comandada pelo sistema de som de última geração com 12 alto-falantes.

Comandos de som, ar e de assistentes de condução estão posicionados próximo ao câmbio da transmissão, bem como no volante multifuncional e central multimídia. O carro também conta com sistema de carregamento por indução, e entradas USB.

Tela giratória tem 15,6″ (Foto: Divulgação)

Próximo ao retrovisor interno o modelo conta com câmera frontal e traseira, o que disponibiliza a captura de fotos ou filmagens do interior do veículo ou da rua.

Os passageiros da segunda e terceira fileira também contam com saída de ar, sistema de iluminação e com a visibilidade do teto solar que abrange toda a área do teto do veículo.

Assistentes de condução deixam a viagem mais segura

O BYD TAN EV conta com diversos assistentes de condução, incluindo 25 recursos de segurança de última geração, como câmera de visão surround HD de 360 ​​graus, piloto automático adaptativo,  sistema DiPilot, 11 radares externos e sistema ADAS.

Motor 100% elétrico com 430 km de autonomia

O BYD Tan EV dispõe de uma série de atributos, como seus dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv no motor dianteiro e 272 cv no traseiro). Ambos proporcionam uma potência combinada de 517 cv e torque máximo c de 680 N.m.

Assim, o TAN EV pode acelerar, de 0 a 100 km/h, em apenas 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 186 km/h, limitada eletronicamente com a intenção de priorizar a autonomia.

O carro conta com alcance de 430 km, graças ao conjunto de baterias de com 86.4 kWh. O BYD TAN EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW.

Como é dirigir o TAN EV

A experiência de condução contou com trechos de estrada e cidade, algo que permitiu sentir o carro (e sua autonomia), em diferentes cenários. A regeneração através das frenagens auxilia a condução em trechos mais movimentados, como os centros urbanos. Enquanto na estrada, o torque imediato e os 516 cv de potência foram colocados à prova.

Mesmo com porte musculoso, a segurança que o veículo passa é certeira, e a performance não é comprometida por falta de um motor a combustão.

Sem dúvida, ele tem o melhor dos dois mundos: alta potência aliada ao propulsor eletrificado que torna a viagem silenciosa, econômica e divertida. Infelizmente tudo tem um preço, e nesse caso é de R$ 519.990.

Veículo entrega o melhor dos dois mundos (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile