Testamos: amplo espaço interno e porta-malas generoso compensam design controverso do Toyota Etios sedã
Para Vinicius de Moraes, beleza era fundamental, conforme descrevia sua poesia de 1959. Porém, no caso do Toyota Etios, isso parece ser relativo.
Lançado em 2012, o Toyota Etios é comumente criticado por seu desenho. Mas, apesar do design controverso, ele tem conseguido bons números de vendas. Para entender virtudes e deslizes do modelo, o Garagem360 avaliou por uma semana a versão X 1,5 litro automática da carroceria sedã.
O Etios é um carro agradável de dirigir. Os pedais são leves e a direção elétrica tem boas respostas e peso ideal. Porém, o câmbio automático poderia ter mais marchas para ajudar no consumo – e também para reduzir o ruído. Com apenas quatro velocidades, a transmissão não casa com o bom motor do sedã. Ela pode ser apontada como a vilã para o consumo médio (cidade/estrada) de 8 km/l com gasolina.
Espaço para todos
Outro ponto que merece destaque no Toyota é o espaço interno. Mesmo com um motorista medindo 1,87 m, todos os cinco ocupantes chegaram bem e com muito conforto depois de uma viagem até o litoral paulista. As malas também foram sem aperto no porta-malas de 562 l. Só para efeito de comparação, o Corolla leva 470 l em seu bagageiro.
[info_box title=”Raio-X”]Toyota Etios sedã X 1.5 (automático)
Motorização: 1,5l Dual VVT-i 16 válvulas 107 cv/102 cv (etanol/gasolina)
Torque máximo líquido: 14,7 kgfm a 4 mil RPM/ 14,3 kgfm a 4 mil RPM (etanol/gasolina)
Transmissão: Automática de quatro velocidades
Dimensões: 4,36 m x 1,69 m x 1,51 m (comprimento x largura x altura)
Distância entre eixos: 2,55 m
Peso em ordem de marcha: 965 kg
Tanque de combustível: 45 L
Consumo: 8 km/l cidade/estrada com gasolina (pelo computador de bordo)
Porta-malas: 562 L
Preço: R$ 56.650
Pontos positivos: espaço para cinco adultos, porta-malas amplo, boa dirigibilidade na estrada, painel digital moderno
Pontos negativos: ausência de som, câmbio automático de quatro marchas, ruído interno é um pouco alto
[/info_box]Na traseira, o assoalho quase plano foi elogiado pelo quinto adulto a bordo. E isso realmente é algo que sempre merece ser destacado, já que o túnel central elevado dificulta muito a vida de quem viaja no meio do banco traseiro.
Boa compra?
O Etios se destaca mais por ser uma compra racional, do que passional. Se o design nunca foi seu forte, o modelo sedã oferece amplo espaço interno, um bom motor e espaço invejável até para as malas. Entretanto, essa versão automática poderia ter uma caixa mais moderna. Isso deixaria ainda melhor o prazer ao dirigir, além de ajudar no consumo.
A falta de um aparelho de som também pode frustrar quem está interessado na configuração de entrada do modelo. Por se tratar de um carro de R$ 56 mil, esse acessório tornaria o custo-benefício mais favorável. As rodas do veículo testado também não fazem parte dos itens de série, e que precisa ser adquirida a parte.
O veredito do modelo é favorável, mas talvez as versões mais completas compensem mais, principalmente para quem não abre mão de um aparelho de som ou uma central multimídia.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.