Tesla terá venda e produção na América do Sul; veja onde 

Tesla prepara produção na América do Sul. Saiba qual será o país e os motivos para sua escolha no post. Acompanhe!

A Tesla, maior fabricante de veículos 100% elétricos do mundo, dá mais um passo para sua expansão global com venda e produção na América do Sul. Mas não será no Brasil e sim no Chile. 

A decisão estratégica em estabelecer uma presença no Chile é impulsionada por diferentes fatores, incluindo acesso às reservas de lítio do país, bem como o potencial para impulsionar a adoção de veículos elétricos em toda a região.

fábrica tesla

Tesla pode iniciar produção na América do Sul – Foto: Divulgação

Tesla prepara produção na América do Sul 

A Tesla Chile SpA foi oficialmente registrada no Diário Oficial do país. De acordo com o documento, as atividades realizadas serão de “importação, exportação, fabricação, comercialização, distribuição e venda de veículos, especialmente veículos elétricos”.

O Chile é um dos países com uma das maiores reservas mundiais de lítio. A princípio, o metal é usado na composição das baterias.

Em fevereiro, a marca começou os estudos sobre a extração do lítio, assim como um projeto de armazenamento de energia em

Embora seja abundante de lítio, o país ainda não conta com uma frota eletrificada relevante, o que pode ser um campo ideal para as operações da marca na América Latina. 

Segundo a Associação Nacional Automotriz chilena, as vendas de carros elétricos no país de janeiro a setembro representam somente 2,5% das comercializações totais de veículos. 

E a companhia já iniciou o processo de recrutamento de pessoal, com cargos de gerência, conselho e técnicos de serviço.

Veja uma das vagas oferecidas no link

Além disso, o registro também inclui as demais atividades comerciais associadas à geração e fornecimento de energia e eletricidade. Em outras palavras, a fabricante também vai desenvolver as superchargers, suas estações de recarga rápida. 

Apesar do documento ter definido a sede na capital Santiago, há permissões para abrir filiais ou agências em outras cidades do país e países próximos. 

Tesla se consolida como a maior fabricante de EVs do mundo

De acordo com dados da EV-Volumes, entre janeiro e setembro de 2023, a Tesla vendeu cerca de 1,3 milhões de unidades, alcançando 14% do mercado de elétricos no mundo. 

Tesla Model S - Foto: Divulgação

Tesla Model S – Foto: Divulgação

Como a marca não desenvolve modelos híbridos, ganha da BYD em carros 100% elétricos. A chinesa vendeu mais de 2 milhões de unidades, mas só a metade (1 milhão de vendas) são de EVs. 

A montadora chinesa também anunciou uma fábrica no Chile, porém vai lidar apenas com componentes de suas baterias.

O investimento inicial será de US$ 290 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão na conversão direta.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA