Tesla Model Y não é mais o carro mais vendido do mundo. SUV conhecido do brasileiro o desbancou
Tesla Model Y não é mais o carro mais vendido do mundo. SUV conhecido do brasileiro o desbancou e você vai saber no post.
A hegemonia do Tesla Model Y como o carro mais vendido do mundo em 2023 chegou ao fim. Em uma reviravolta surpreendente, o Toyota RAV4 retomou a liderança global em 2024, consolidando-se novamente como o veículo mais comercializado.
Em 2023, o Model Y havia feito história ao ser o primeiro elétrico a alcançar o topo, com 1.223.000 unidades vendidas, superando o RAV4 em quase 150 mil unidades. No entanto, os dados mais recentes indicam que o SUV da Toyota encerrou 2024 na frente, com 1.187.000 unidades.
RAV4 desbanca Model Y e é o carro mais vendido do mundo
A análise de Felipe Muñoz, especialista automotivo da JATO Dynamics, revela que a disputa foi extremamente apertada. A diferença entre o RAV4 e o Model Y foi de apenas 2.000 unidades, um feito notável para o carro elétrico da Tesla, especialmente considerando que sua produção desacelerou no meio do ano passado devido ao lançamento de um facelift.
As vendas do Model Y caíram 3%, e essa breve pausa na fabricação provavelmente influenciou o resultado final.
O retorno do RAV4 à liderança é ainda mais impressionante se considerarmos que a atual geração do modelo está em seu último ano de produção. Um aumento de 11% nas vendas para um modelo relativamente mais antigo, em um cenário de promessas de novas tecnologias e capacidades, é algo digno de nota.
Domínio Toyota e o futuro do RAV4
A pesquisa de Muñoz destaca não apenas a vitória do RAV4, mas também o domínio geral da Toyota no ranking dos carros mais vendidos. A montadora japonesa conseguiu emplacar cinco modelos entre as 10 primeiras posições globais.
Além do RAV4 em primeiro lugar, o Corolla Cross (também conhecido como Frontlander em alguns mercados) ficou em terceiro, o clássico sedã Corolla em quinto, a robusta picape Hilux em sexto e o sedã Camry em oitavo.
Para o futuro, a Toyota já revelou o RAV4 2026, que promete manter o sucesso com um novo design mais quadrado e uma linha híbrida completa, capaz de entregar até 320 cavalos de potência. A estratégia da montadora de investir em uma gama diversificada de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) parece estar colhendo frutos, garantindo sua relevância no cenário automotivo global.
Qual sua opinião sobre o retorno do Toyota RAV4 à liderança de vendas? Você acredita que o Tesla Model Y pode recuperar o posto nos próximos anos? Deixe seu comentário abaixo!
Leia também: Novo Toyota RAV4 2026 tem interior revelado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.