Tesla Model 3 é o mais vendido na Europa pela 1ª vez

O Tesla Model 3 desbancou outros modelos já consagrados, como Renault Clio e VW Golf, e terminou setembro como o carro mais vendido da Europa

O futuro já começou? Um carro elétrico fechou o mês passado na primeira posição do ranking de vendas na Europa. Estamos falando do Tesla Model 3. O carro desbancou outros modelos já consagrados no mercado, como Renault Clio e VW Golf. Além disso, o veículo da marca de Elon Musk se tornou o primeiro norte-americano a terminar este mesmo ranking na liderança. Saiba mais!

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Tesla Model 3 foi o mais vendido na Europa em setembro; entenda

Este modelo é o mais barato da fabricante. Os dados da consultoria JATO Dynamics mostram que ele vem crescendo no mercado europeu. De acordo com a empresa, ele teve 24.591 unidades comercializadas no período. Ou seja, as vendas do veículo 100% eletrificado cresceram 58% entre setembro de 2020 e setembro de 2021. O Tesla Model 3 é o único modelo da marca que aparece entre os dez primeiros.

Renault Clio (Foto: Divulgação/Renault)

Sem falar que ele acabou desbancando outros carros bastante tradicionais. O Renault Clio, por exemplo, foi lançado originalmente nos anos 90 e está sem sua sexta geração. Até no Brasil foi vendido. Neste último mês, foram vendidas 18.264 unidades do modelo francês. Terminando na segunda posição deste ranking. O que representa uma queda de 23% comparada ao mesmo mês do ano passado.

Outro bom exemplo de carro famoso que ficou para trás foi o VW Golf, que terminou na quarta posição. Este é um dos hatches médios mais conhecidos em todo o mundo. Atualmente, ele está na oitava geração. No entanto, apresentou uma queda de 9% no período avaliado – foram 17.507 unidades comercializadas no último mês. Quem ficou na terceira colocação foi o Renault Sandero (17.988 unidades).

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Um dado interessante desta tabela é que o carro da Tesla e o Hyundai Tucson foram os únicos que apresentaram um crescimento. O Model 3 foi apesentado em 2017. Este sedã é o irmão mais novo do Model S e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos (4,4 segundos no modelo Long Range). Já sua autonomia é de de 430 km (ou 580 km no modelo Long Range).

Mercado de elétricos cresce e Tesla se destaca no mercado

Tesla Model Y (Foto: Divulgação/Tesla)

Este é um acontecimento importante na história da indústria automobilística. Nenhum carro elétrico conseguiu atingir o feito do Tesla Model 3 antes. E a tecnologia tende a crescer muito mais nos próximos anos. Muitos países já estão se preparando para limitar (ou até mesmo zerar) o uso de carros movidos a combustão. Para isso, os governos oferecem incentivos para a compra de elétricos e híbridos.

Hoje, as vendas deles representam 23% das vendas de carros no Velho Continente. E quem vive um bom momento também é a Tesla. Os veículos da marca de Elon Musk ocuparam as duas primeiras colocações do ranking de carros elétricos mais vendidos da Europa. Atrás do Model 3 está o Model Y. Este carro traz alguns elementos de SUV. Ele teve 8.926 unidades comercializadas nesta região.

Outro acontecimento importante envolvendo a marca é que a locadora de veículos Hertz comprará unidades do Tesla Model 3. Ao todo serão 100.000 unidades e elas serão entregues nos próximos 14 meses. No mês que vem, moradores da Europa e dos Estados Unidos já poderão alugar o veículo. A empresa já está investindo na construção de 3.000 estações de recarga.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile