Tesla lidera acidentes com carros autônomos; dados impressionam

Dados divulgados nos Estados Unidos mostram que a Tesla lidera um ranking de acidentes com de carros autônomos. Veja mais!

Com o passar dos anos, diversas tecnologias para tornar os carros mais autônomos foram desenvolvidas. A Tesla é uma das empresas que mais apostam nesta tecnologia. Hoje, os modelos da empresa saem de fábrica com o AutoPilot. Mas dados divulgados nos Estados Unidos preocupam. A marca lidera um ranking de acidentes com carros autônomos.

Tesla

Em nove meses, 273 envolveram veículos da Tesla (Foto: Divulgação/Tesla)

De 367 acidentes envolvendo carros autônomos, 273 envolveram veículos da Tesla

Tal informação é de um relatório divulgado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) na última quarta-feira (15/06). De acordo com órgão, foram registrados 367 acidentes envolvendo carros equipados com sistemas de assistência ao condutor nível 2 (classificação da SAE). 

Nesta categoria estão os carros da Tesla. Dentre todos os acidentes, 273 colisões tiveram a participação de carros da empresa californiana. Isso significa que a empresa cujo CEO é o sul-africano Elon Musk, é a que mais teve acidentes registrados. Lembrando que estamos falando de uma das marcas mais conhecidas do mundo.

Mas a fabricante também vem sendo lembrada por conta dos acidentes. Conforme você viu aqui, a NHTSA teria recebido 758 relatos de que o sistema de freios de veículos da Tesla esta acionando sozinho.

Voltando ao ranking de acidentes, na segunda posição está outra marca bastante conhecida público. Estamos falando da Honda, que teve 90 acidentes registrados. Ou seja, uma boa diferença entre as duas empresas.

Tesla

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Quem fecha o pódio é a Subaru, que teve 10 acidentes envolvendo seus veículos. O relatório traz ainda dados sobre acidentes graves. Ao todo, foram registradas 98 colisões deste tipo. Sendo que 11 casos de óbitos ou ferimentos graves foram relatados.

Vale pontuar que informações sobre ferimentos em 294 acidentes são desconhecidas. Além disso, o estado onde ocorreram mais acidentes foi a Califórnia (125 acidentes). Os dados foram coletados entre os meses de julho de 2021 e maio deste ano

Acidentes envolvendo sistemas autônomos de níveis 3 a 5

Tesla

Foto: Divulgação/Waymo

Vimos acima os números de acidentes envolvendo carros autônomos com sistemas de nível 2. Agora, com relação a veículos que possuem sistemas de condução autônoma de níveis 3 a 5 (de acordo com a SAE), foram registrados 130 acidentes no mesmo período acima. Neste caso, a empresa Waymo lidera o número de colisões (62 acidentes).

Na segunda posição estão os veículos da Transdev (34 acidentes). Fechando o pódio está a Cruise (23 acidentes). Não foram reportadas informações sobre possíveis vítimas na maioria dos acidentes envolvendo estes veículos. Veja abaixo o que disse Dr. Steven Cliff, administrador do NHTSA, sobre o relatório.

“Os dados divulgados hoje fazem parte do nosso compromisso com a transparência, prestação de contas e segurança pública.

Novas tecnologias de veículos têm o potencial de ajudar a prevenir colisões, reduzir a gravidade de colisões e salvar vidas, e o Departamento está interessado em promover tecnologias que comprovadamente o façam; coletar esses dados é um passo importante nesse esforço.

À medida que coletamos mais dados, a NHTSA poderá identificar melhor quaisquer riscos ou tendências emergentes e aprender mais sobre o desempenho dessas tecnologias no mundo real.”, disse Cliff, em comunicado.

Um ponto que vale ressaltar é que nos Estados Unidos, tanto as montadoras quanto os operadores dos veículos autônomos são obrigados a relatar para a NHTSA falhas dos sistemas dos carros. Além disso, a entidade diz que algumas informações não são passadas pelas montadoras. Ou seja, não d[a para fazer uma comparação.

Com informações de National Highway Traffic Safety Administration

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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