Tesla em apuros: EUA investigam falhas e marketing enganoso do Autopilot
A Tesla está sendo investigada nos EUA por falhas graves em seu sistema Autopilot. Entenda a polêmica envolvendo quase 3 milhões de carros.
A Tesla está sendo investigada por autoridades dos Estados Unidos devido a sérios problemas em seus sistemas de direção semiautônoma. A gigante dos carros elétricos está na mira por falhas que podem ter colocado motoristas e pedestres em risco. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais sobre a polêmica!
Por que a Tesla está sendo investigada?
A princípio, a investigação foi aberta pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), o principal órgão de segurança veicular dos EUA.
A agência apura dezenas de incidentes em que os carros da Tesla teriam violado leis de trânsito de forma perigosa enquanto o modo de condução semiautônoma estava ativado.
O foco da apuração está no sistema chamado “Full Self-Driving” (FSD), ou “Capacidade de Direção Autônoma Total”.
O nome sugere que o carro pode dirigir sozinho, mas a própria Tesla afirma que o motorista precisa estar sempre atento. A NHTSA investiga se esse nome não seria uma forma de marketing enganoso.
Quais são as falhas apontadas no sistema da Tesla?
A investigação que afeta quase 2,9 milhões de veículos aponta comportamentos extremamente perigosos.
De acordo com os documentos oficiais da NHTSA, foram registrados diversos relatos de problemas graves com o sistema ativado.
O órgão regulador analisa dezenas de ocorrências, que incluem acidentes e até feridos. Os principais problemas relatados foram:
-
Carros avançando o sinal vermelho em cruzamentos;
-
Veículos que mudaram de faixa e entraram na contramão;
-
Falhas em parar completamente em placas de “Pare”;
-
O sistema não emitir alertas ao motorista antes de tomar uma atitude perigosa.
Histórico de problemas não é novo
Contudo, esta não é a primeira vez que os sistemas da Tesla entram na mira das autoridades. A NHTSA já possui outras investigações abertas sobre o Autopilot e o FSD. U
ma delas apura acidentes que aconteceram em condições de baixa visibilidade, como neblina ou chuva forte, e que resultaram até em fatalidades.
A tecnologia da Tesla, que promete ser o futuro da condução, ainda precisa provar que é totalmente segura. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre esta nova investigação.
Comente aqui, você acredita que os carros autônomos já são seguros o suficiente para rodar nas ruas?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.