Tesla deve lançar novos carros autônomos em junho; são realmente seguros?
Tesla deve lançar novos carros autônomos em junho; são realmente seguros? Veja o que já sabemos sobre os robotáxis da empresa.
A Tesla reafirmou seu ambicioso plano de lançar um serviço de robotáxi utilizando a versão não supervisionada de seu sistema Full Self Driving (FSD) já em junho deste ano. Os novos carros autônomos devem rodar inicialmente em Austin, no Texas.
A notícia foi dada durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2025. Entenda!
Carros autônomos da Tesla são seguros?
Segundo o Insider, a Tesla mobilizou cerca de 300 operadores de teste pelas ruas de Austin nos últimos meses, conduzindo veículos Model Y equipados com o software de direção autônoma.
Essa iniciativa, batizada internamente de “Projeto Rodeio”, tem o objetivo de acumular quilometragem e dados em cenários reais. Relatos de motoristas de teste indicam um foco em rotas “críticas”, em que a intervenção manual é desencorajada, e rotas “adversárias” projetadas para simular situações de tráfego complexas e desafiadoras.
A empresa também expandiu os testes para seus próprios funcionários em Austin e na região da Baía de São Francisco, embora, por enquanto, com a presença de motoristas.

Contudo, a visão de um futuro sem condutores humanos está se tornando cada vez mais próxima, com a Tesla considerando a utilização de operadores remotos para supervisionar os veículos quando o serviços for aberto ao público. Para isso, alguns motoristas de teste já estariam sendo realocados para funções de operação remota.
Além de Austin e São Francisco, a empresa estaria mapeando o terreno em outras grandes cidades americanas, como Atlanta, Nova York, Seattle e Phoenix, enviando equipes de teste para coletar dados e adaptar seus sistemas a diferentes ambientes urbanos.
Parcerias com socorristas
A Tesla também tem buscado uma aproximação com as autoridades locais. Documentos obtidos pelo Insider revelam encontros com a força-tarefa de veículos autônomos de Austin, incluindo membros do Corpo de Bombeiros desde dezembro de 2024.

Em março a colaboração se intensificou com cerca de seis horas de testes práticos em uma pista fechada, envolvendo bombeiros e policiais.
Cerca de 60 veículos foram utilizados para simular cenários de trânsito no cotidiano, permitindo que os socorristas se familiarizem com os procedimentos e particularidades dos veículos autônomos em situações de emergência.
Um porta-voz do Departamento de Polícia de Austin confirmou a realização do evento, que contou com a participação de equipes de emergência de outras jurisdições, como o Condado de Williamson e o Departamento de Segurança Pública do Texas.
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. é só clicar aqui!
Leia também: Vendas da Tesla despencam e Musk tenta novo leasing como saída
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.