Tesla Cybertruck passa por novo recall
Tesla Cybertruck passa por novo recall que pode até causar acidentes. Entenda o motivo da falha e das outras 5 que a picape elétrica teve.
A ousada aposta da empresa de Elon Musk continua a enfrentar desafios desde o seu lançamento. A Tesla Cybertruck passa por novo recall, desta vez, o sexto. Cerca de 2.400 unidades da picapes elétrica precisam substituir uma peça defeituosa que causa a perda súbita da potência.
Essa nova série de recalls levanta questionamentos sobre a qualidade e a confiabilidade da Cybertruck, que ainda busca consolidar sua posição no mercado.
Tesla Cybertruck passa por novo recall
O recall afeta os modelos fabricados de 6 de novembro de 2023 a 30 de julho de 2024. A falha no inversor pode levar à perda de torque do veículo durante a aceleração.
Embora represente um risco potencial para os ocupantes, a Tesla informou que não houve relatos de acidentes.
“Em veículos afetados, uma falha no inversor de acionamento pode fazer com que ele pare de produzir torque. Se o inversor parar de produzir torque, o motorista perde a capacidade de aplicar torque ao veículo usando o pedal do acelerador, resultando em perda de propulsão, o que pode aumentar o risco de colisão.
A Tesla não tem conhecimento de nenhuma colisão, fatalidade ou ferimento que esteja ou possa estar relacionado à condição, ressalta a marca em nota de recall.
A partir de dezembro, a empresa vai substituir o inversor de acionamento recolhido por um inversor de acionamento equipado com um componente MOSFET, em um procedimento de aproximadamente três horas.
Veja na íntegra a nota de recall
Quantos recalls a Cybertruck já teve?
Após anos de atrasos em meio a falta de insumos para as baterias e problemas na linha de produção, as primeiras entregas da Cybertruck ocorreram só em novembro de 2023.
Mas engana-se quem acha que os problemas acabaram por aí. Desde seu lançamento, a Cybertruck tem sido alvo de recalls, 6 no total. Os problemas vão desde falhas no sistema de frenagem até defeitos em componentes mais simples, como os limpadores de parabrisas:
- O primeiro recall foi em fevereiro devido a tamanhos de fonte pequenos em etiquetas de advertência.
- Em abril a Tesla identificou um defeito no acelerador do veículo, que travava ao ser pressionado.
- Em junho, 20 mil unidades passaram por recall para trocar componentes do limpador de para-brisas.
- Também em junho, o quarto recall, desta vez para a troca de acabamentos de caçamba de porta-malas fixados incorretamente.
- Em outubro, 27.185 unidades precisaram de atualizações por falhas de software.
Leia também:
Polêmica picape Tesla Cybertruck ganha nova função que pode ajudar a popularizar o veículo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.