Tesla brasileira anuncia fábrica no ES e novo carro híbrido nacional
Tesla brasileira anuncia fábrica no ES e novo carro híbrido nacional. Saiba mais sobre seu futuro.
A “Tesla brasileira” está próxima de se materializar. A Lecar, empresa fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis deu um passo importante ao anunciar nesta quinta-feira 22, a construção de sua fábrica e a produção a partir de 2026 de um novo carro híbrido em solo nacional.
Quem é a Tesla brasileira? Empresa que vai produzir carro híbrido no Espírito Santo
Você deve lembrar da Lecar, quando seu fundador entrou na disputa pela compra da antiga fábrica de Camaçari com a BYD. Depois de perder o negócio para a chinesa, o nosso Elon Musk brasileiro” já encontrou o lugar para sua nova fábrica: o Espírito Santo.
As futuras instalações da Lecar já tem endereço: um terreno de 460 mil metros quadrados, às margens da BR-101 em Sooretama, município a 100 km da capital Vitória.
A escolha do Espírito Santo para sediar a nova fábrica se deve aos incentivos oferecidos pelo estado para a instalação de companhias do setor automotivo, como o Sudeste (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).
Entre as vantagens estão o abatimento de 75% no imposto de renda, benefício já disponível para o grupo Stellantis, em sua unidade no estado de Pernambuco.
120 mil carros por ano e tecnologia de ponta
Outra mudança nos planos iniciais é o tipo de veículo. Sai o 100% elétrico e entra um híbrido. Segundo o empresário, a decisão partiu da diminuição da alta demanda de carros elétricos, assim como a tendência da tecnologia híbrida, seguida pelas montadoras presentes no país.
“A decisão de mudar ocorreu em abril, ao mesmo tempo em que resolvemos migrar do elétrico para o híbrido flex”, disse Assis em coletiva de imprensa no último dia 22, em São Paulo.
Leia também
Elon Musk brasileiro cria carro que faz 1000 km com 10 litros de etanol
Segundo o empresário, o projeto está orçado em 870 milhões, valor que será de recursos próprios e investimentos privados. Desse total, R$ 240 milhões são para as obras de instalações e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem.
A construção das instalações físicas ficarão a cargo da Machine Desenvolvimento e a linha de montagem da Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial e robótica avançada.
Após finalizado o projeto da fábrica, em 2026, o empresário estima a produção de até 120 mil carros por ano.
Lecar 459
O primeiro carro da marca, o Lecar 459 possui um design que lembra os carros da Tesla. Seu conjunto será fornecido pela Horse, companhia do grupo Renault. O motor 1.0 turbo flex de 122 cv é produzido no Paraná. Ele será auxiliado por um motor elétrico (163 cv) instalado na traseira.
Segundo Assis, o híbrido PHEV fará até 33 km por litro de etanol, permitindo uma autonomia de 1.000 km.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.