Voltou atrás? Tesla admite erro no Model 3 e vende item que ela tirou por R$ 1.900

A Tesla voltou atrás e agora vende um kit para reinstalar a alavanca de seta no Tesla Model 3. Entenda a polêmica e quanto custa o item.

O Tesla Model 3, em sua versão mais recente, foi palco de uma das decisões de design mais polêmicas da marca nos últimos anos.

A princípio, a remoção da tradicional alavanca de seta, substituída por botões no volante, gerou uma onda de críticas de motoristas no mundo todo. Agora, a empresa de Elon Musk voltou atrás.

Em uma medida incomum, a Tesla começou a vender um kit para reinstalar o componente que ela mesma retirou. No entanto, a solução tem um custo para o bolso do consumidor. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

A polêmica do volante do Tesla Model 3

Na atualização conhecida como “Highland”, o Tesla Model 3 perdeu as alavancas atrás do volante, incluindo a de seta. A função passou a ser acionada por botões hápticos no próprio volante. A mudança, que buscava um visual mais limpo e minimalista, foi duramente criticada pela falta de praticidade.

Tesla Model 3

Foto: Divulgação / Tesla

No entanto, motoristas reclamaram da dificuldade de acionar as setas em rotatórias ou manobras rápidas, onde o volante não está na posição padrão. A curva de aprendizado se mostrou muito maior que o esperado, transformando uma ação simples em uma fonte de distração e frustração.

Quanto custa para ter a alavanca de seta de volta?

Após a pressão dos clientes, a Tesla finalmente cedeu. A solução foi oferecer um kit de “retrofit”, ou seja, de modernização, para quem não se adaptou aos botões. Por enquanto, a novidade está disponível apenas na China e possui algumas condições específicas.

Tesla Model 3

Foto: Divulgação / Tesla

Separamos alguns detalhes sobre a instalação; veja só:

  • Preço: o kit custa 2.499 yuans, o equivalente a cerca de R$ 1.900 na cotação atual.
  • Elegibilidade: válido apenas para veículos produzidos a partir de 7 de fevereiro de 2025.
  • Instalação: o serviço exige a troca completa do volante e deve ser feito em um centro de serviço oficial da Tesla.
  • Observação: o serviço não é reembolsável e as peças originais (o volante com botões) devem ser devolvidas à fabricante.

Tesla admite: “talvez tenhamos deletado demais”

A decisão de vender o kit reflete uma mudança de postura da própria empresa. Lars Moravy, engenheiro-chefe da Tesla, admitiu publicamente que a busca pelo minimalismo pode ter ido longe demais. Em suas palavras, a empresa talvez tenha deletado demais, conforme repercutido pela imprensa internacional.

O retorno da alavanca já era esperado, pois o novo Model Y Juniper, lançado em janeiro de 2025, trouxe o componente de volta de fábrica. A expectativa é que, em breve, o kit também seja oferecido em outros mercados, como Estados Unidos e Europa.

Comente abaixo: o que achou dessa decisão da Tesla? Pagar para ter um item básico de volta é justo?

Veja também: Nova Toyota Hilux 2026 cabine simples terá visual de luxo; veja o que muda!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA