Voltou atrás? Tesla admite erro no Model 3 e vende item que ela tirou por R$ 1.900
A Tesla voltou atrás e agora vende um kit para reinstalar a alavanca de seta no Tesla Model 3. Entenda a polêmica e quanto custa o item.
O Tesla Model 3, em sua versão mais recente, foi palco de uma das decisões de design mais polêmicas da marca nos últimos anos.
A princípio, a remoção da tradicional alavanca de seta, substituída por botões no volante, gerou uma onda de críticas de motoristas no mundo todo. Agora, a empresa de Elon Musk voltou atrás.
Em uma medida incomum, a Tesla começou a vender um kit para reinstalar o componente que ela mesma retirou. No entanto, a solução tem um custo para o bolso do consumidor. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
A polêmica do volante do Tesla Model 3
Na atualização conhecida como “Highland”, o Tesla Model 3 perdeu as alavancas atrás do volante, incluindo a de seta. A função passou a ser acionada por botões hápticos no próprio volante. A mudança, que buscava um visual mais limpo e minimalista, foi duramente criticada pela falta de praticidade.
No entanto, motoristas reclamaram da dificuldade de acionar as setas em rotatórias ou manobras rápidas, onde o volante não está na posição padrão. A curva de aprendizado se mostrou muito maior que o esperado, transformando uma ação simples em uma fonte de distração e frustração.
Quanto custa para ter a alavanca de seta de volta?
Após a pressão dos clientes, a Tesla finalmente cedeu. A solução foi oferecer um kit de “retrofit”, ou seja, de modernização, para quem não se adaptou aos botões. Por enquanto, a novidade está disponível apenas na China e possui algumas condições específicas.
Separamos alguns detalhes sobre a instalação; veja só:
- Preço: o kit custa 2.499 yuans, o equivalente a cerca de R$ 1.900 na cotação atual.
- Elegibilidade: válido apenas para veículos produzidos a partir de 7 de fevereiro de 2025.
- Instalação: o serviço exige a troca completa do volante e deve ser feito em um centro de serviço oficial da Tesla.
- Observação: o serviço não é reembolsável e as peças originais (o volante com botões) devem ser devolvidas à fabricante.
Tesla admite: “talvez tenhamos deletado demais”
A decisão de vender o kit reflete uma mudança de postura da própria empresa. Lars Moravy, engenheiro-chefe da Tesla, admitiu publicamente que a busca pelo minimalismo pode ter ido longe demais. Em suas palavras, a empresa “talvez tenha deletado demais”, conforme repercutido pela imprensa internacional.
O retorno da alavanca já era esperado, pois o novo Model Y Juniper, lançado em janeiro de 2025, trouxe o componente de volta de fábrica. A expectativa é que, em breve, o kit também seja oferecido em outros mercados, como Estados Unidos e Europa.
Comente abaixo: o que achou dessa decisão da Tesla? Pagar para ter um item básico de volta é justo?
Veja também: Nova Toyota Hilux 2026 cabine simples terá visual de luxo; veja o que muda!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.