Ter um carro está cada vez mais difícil no Brasil; veja por que

Comprar um carro é o sonho de muitas pessoas. Mas comprar um está sendo uma tarefa nada fácil para os brasileiros. Veja aqui os motivos.

Comprar um carro é o sonho de muitas pessoas. Afinal, ele pode ser útil para se locomover até o trabalho ou para a faculdade. Sem falar das viagens. No entanto, comprar um carro está sendo uma tarefa nada fácil para os brasileiros. Isso porque vários fatores fizeram com que os valores dos carros crescessem consideravelmente nos últimos anos.

Os preços dos carros 0km cresceram consideravelmente nos últimos anos (Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com)

Veja os motivos que fazem ter um carro se tornar cada vez mais difícil no Brasil

E este não é um problema atual. Já faz uns anos que os preços dos carros vem crescendo. Ainda mais se falarmos dos carros populares. Há um tempo atrás, era possível encontrar veículos populares custando menos de R$ 45 mil. No entanto, o tempo passou e hoje não temos carros custando abaixo dos R$ 60 mil.

Foto: Pixabay.com

Sem falar que muitos possuem versões que custam mais de R$ 100 mil. E vários números confirmam estes aumentos. De acordo com a Kelley Blue Book Brasil (KBB Brasil), por exemplo, o preço médio dos carros cresceram em 9,03% no ano passado. Sendo que aqueles carros ano/modelo 2022 viram seus preços subirem 18,39%.

Já a Bright Consulting diz que o valor médio dos automóveis de passeios e de comerciais leves cresceram 17% de 2020 para 2021. Isso já descontando a inflação de 10,06% . O que isso significa na prática? Uma simulação feita pelo jornal Valor mostra que um carro que custava R$ 105,8 mil saltou para R$ 123,9 mil (esses são preços deflacionados).

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Sem falar que este mesmo veículo chegou a custar menos de R$ 100 mil há cinco anos atrás e hoje (com um reajuste de 3,6%) está custando R$ 137 mil. Em entrevista ao Valor, o diretor de estratégia da Bright Consulting, Cássio Pagliarini, fez uma comparação com os anos 90.

“Parece que voltamos à década de 1990, quando a cada dez dias as montadoras soltavam uma nova lista de preços.”, disse o diretor da Bright Consulting

Lembrando que o governo anunciou no fim de fevereiro uma redução no IPI. No caso dos automóveis, ela foi de 18,5%. Só que em alguns casos, as mudanças nos preços foram poucas. Sem falar que algumas fabricantes já aumentaram os preços no começo deste mês.

Possíveis causas dos aumentos

Foto: Divulgação/Renault

Mas o que causou estes aumentos? Cássio Pagliarini cita a crise dos semicondutores como uma das causas. Ela já afetou várias marcas importantes, como Chevrolet, Volkswagen e Hyundai. Elas tiveram que suspender a produção de veículos por conta disso. Além disso, ela faz com que com que os estoques se esvaziem

Neste caso, as pessoas tiveram que recorrer ao mercado de seminovos e usados. Este teve um bom crescimento. Só que com o tempo, os veículos começaram a se valorizar. Segundo dados da KBB Brasil, a variação média dos preços do seminovos em 2021 foi de 17,22%. No caso dos carros usados, estes aumentos foram de 22,46%.

Pensando no aumento dos carros, é possível citar a alta dólar como uma das causas. Devemos lembrar que outros fatores, como a alta do desemprego, também tornam o sonho de comprar o carro novo mais difícil.

Financiamento de carro

Foto: Pixabay.com

Com os aumentos nos preços, os interessados em comprar um carro novo precisaram encontrar alternativas para conseguir realizar o sonho. E uma das soluções mais usadas vem sendo o financiamento. Contando veículos novos e usados, o número de veículos vendidos na modalidade cresceu 15% no mês passado.

Isso comparando com o mês de fevereiro. Tais números são da B3. Hoje em dia, existem diversas modalidades. E as próprias marcas oferecem planos. A Chevrolet, por exemplo, conta com o Plano Chevrolet Sempre. A Volkswagen é outra marca que oferece condições interessantes.

Com informações do portal Valor

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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