Tendência pode mudar por completo o transporte público brasileiro

O transporte público é utilizado diariamente por muitos brasileiros e uma tendência pode chegar para mudar o cenário; confira a seguir:

O transporte público é utilizado diariamente por muitos brasileiros e uma tendência pode chegar para mudar o cenário. Confira mais detalhes a seguir:

Ônibus elétrico pode ser nova tendência do transporte público brasileiro

(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Os ônibus elétricos podem ser a porta de entrada dos brasileiros à eletro mobilidade e as cidades podem ganhar muito com a eletrificação das suas frotas de ônibus.

Em grandes cidades, como São Paulo e Curitiba, por exemplo, o avanço da eletrificação do transporte público está sendo realizado com vários investimentos.

No entanto, o Brasil necessita de uma politica nacional para incentivar mais cidades, principalmente as do interior, a adotarem novas ideias para o transporte público.

Existem vários motivos para que os ônibus elétricos sejam utilizados no transporte público. Mas para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o segmento da eletro mobilidade, existe uma em especial.

“A principal porta de entrada para a população para os automóveis elétricos será por meio dos coletivos. Deste modo, a transformação do modal buscada pelas capitais brasileiras é algo necessário e faz parte de uma realidade que se expandirá por todo o país”, destaca o executivo.

Porém, enquanto nas capitais o diálogo sobre a importância da eletrificação das frotas, no interior ainda há pouco investimento na conversão. Para David, as atuais ações nas capitais poderão se tornar exemplos para outros municípios do Brasil.

“Principalmente por se tratar de uma transformação significativa, é necessário utilizar como exemplo modelos que já deram certo em outros municípios”, afirmou o diretor da Elev.

Ônibus elétricos podem diminuir gasto público

Alguns estudos mostram o envelhecimento da frota de automóveis. Em pesquisa recente realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que os veículos com mais de 12 anos foram os mais vendidos no Brasil no último ano.

Esse cenário também pode ser visto nos ônibus utilizados nos municípios do país. Dados são da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que os ônibus estão com uma idade média de seis anos, considerada a mais alta desde 2012.

Segundo David, esse cenário é um alerta para a importância da eletrificação e modernização do transporte público brasileiro, até como forma dos municípios economizarem e diminuírem os valores de tarifa.

“Quando falamos dos automóveis elétricos nós estamos falando em dois pontos de economia. O primeiro é relacionado a tração, onde a energia elétrica pode ser muito mais econômica que a gasolina e o diesel e outro ponto é na manutenção, muito mais barata que a dos veículos movidos à combustão. Isso reflete diretamente no preço das passagens para o consumidor final”, explica Ricardo David.

O especialista explica que, no total, os elétricos possuem cerca de 20% das peças de um carro à combustão e que a manutenção mensal e a troca e reposição de peças é significativamente menor. Em relação aos combustíveis, a economia é de 84% em um carro elétrico.

Além disso, os veículos a combustão emitem gases poluentes que contribuem para a poluição do ar e a mudança climática.

Estudos também apontam que a exposição prolongada à poluição do ar pode aumentar o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer.

Nesse aspecto, a eletrificação das frotas de ônibus pode, até mesmo, ser vista como uma política de saúde pública.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

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