Tem flagra: Honda XRE brasileira é vista na índia

Com planos de iniciar um novo portfólio flex na Índia, a Honda testa a XRE brasileira no mercado asiático. A expectativa é que a motocicleta seja lançada no país em 2023; confira os detalhes.

Honda XRE 300 foi vista em testes da Índia
Honda XRE 300 foi vista em testes da Índia (Foto: Divulgação)

Honda XRE circula na Índia para testes com o etanol

A Índia havia desenvolvido um plano de eletrificação de sua frota local. A ideia inicial era de que a partir de 2030 os veículos novos não usassem a gasolina ou demais combustíveis fosseis em sua totalidade.

No entanto, após análise do poder público e privado que atua no país, constatou que o plano não seria economicamente possível. Como segunda alternativa, a país agora pensa em desenvolver a tecnologia flex, assim como o Brasil.

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Para isso, algumas marcas já começaram a testar modelos com combustível misto no país. Uma delas é a Honda, que foi vista em testes com a motocicleta XRE brasileira.

Informações da imprensa local afirmam que a motocicleta foi vista “em algum lugar no sul da Índia”. Além disso, a expectativa é que o modelo faça parte do portfólio a partir do ano que vem, após a exibição oficial da motocicleta na Auto Expo.

Conheça a motocicleta

Por aqui, o modelo é vendido por um preço inicial de R$ 23.120. Um dos destaques da motocicleta é sua versatilidade e o conforto que era gera durante a pilotagem em diversos tipos de terreno.

No Brasil, a última atualização aconteceu no ano passado, com a chegada da linha 2022 comercializada em três opções de cor/grafismo: XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally, cujas especificações técnicas são idênticas entre si, e inalteradas em relação à versão anterior.

Honda XRE 300 foi vista em testes da Índia
São três opções de grafismos (Foto: Divulgação)

O motor monocilíndrico DOHC de 291,6 cm3 arrefecido a ar, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, é dotado de partida elétrica e conta com a tecnologia FlexOne. Abastecido apenas com etanol, a potência máxima alcança um pico de 25,6 cv (25,4 cv com gasolina) a 7.500 rpm. O torque máximo com etanol é de 2,80 kgf.m (2,76 kgf.m com gasolina) a 6.000 rpm.

O câmbio tem cinco marchas e a embreagem é multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico.

Na parte ciclística, o chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo envolve o motor em sua porção inferior, oferecendo rigidez e resistência à usos extremos, coerentes com a proposta aventureira do modelo.

A suspensão dianteira tipo telescópico tem tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda aro 21” em alumínio e usa pneu medida 90/90. A suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link, cujo elemento mola-amortecedor permite regulagem na carga da mola. O curso é de 225 mm e a roda, aro 18”, usa pneu medida 120/80.

A frenagem conta com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais, um diferencial em relação ao segmento e concorrência, que age no disco dianteiro (256 mm de diâmetro) através de um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico e no disco traseiro (220 mm de diâmetro) o cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.

O design da Honda XRE 300 2022 permanece fiel à marcante remodelação estética que dois anos atrás introduziu significativas atualizações, sem contudo desvirtuar o caráter marcante do modelo, no qual a característica carenagem frontal com elemento sobre o para lama foi preservada.

A iluminação full-LED e o painel tipo Blackout, com informações de fácil e rápida visualização, completam um conjunto estético harmonioso, onde formas agressivas e angulosas determinam uma aparência de efetiva robustez, necessária à uma verdadeira aventureira como a Honda XRE 300.

 

Honda XRE 300 foi vista em testes da Índia
Motocicleta conta com faróis Full-Led (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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