Tecnologias na industria automotiva reduzem gastos com combustível em até 11%

Redução de gastos com combustível é possível com tecnologias na indústria automotiva. Saiba mais (Imagem : Pexels)
publicidade

O aumento do preço do petróleo no mercado mundial e a consequente alta dos combustíveis têm impactado os custos de operação de empresas de todos os portes. Isso reflete indiretamente no bolso da população, com o encarecimento no preço final e com maiores gastos com combustível, por exemplo.

Em contrapartida, soluções tecnológicas realizadas na outra ponta, a da indústria automotiva, otimizam o consumo  combustível em até 11%, conforme abalizado nos programas Inovar-Auto e Rota 2030, implementados pelo governo federal. Saiba mais.

publicidade
Tecnologias na industria automotiva reduzem gastos com combustível em até 11%
Foto: iStock

Redução de gastos com combustível chega a 11% com a implementação de tecnologias, como redução do peso veicular

Assim, para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, de poluentes, por exemplo, a Multittech –  empresa de consultoria em engenharia e software – desenvolveu projetos focados na diminuição do peso veicular, com troca precisa de materiais no motor, na transmissão, na suspensão e no veículo completo, como chassi e carroceria.

VEJA TAMBÉM

“Temos atuado em conjunto com as principais montadoras do país e fabricantes de autopeças para a substituição de materiais, como aços de alta resistência, plásticos de engenharia e alumínio”, descreve o diretor de negócios para o setor automotivo da consultoria, Marcelo Gomes.

publicidade

“Também buscamos a validação de novos conceitos e equipamentos aplicados em pneus e componentes agregados ao motor, como sistema de admissão de ar, coletores de admissão e escapamento, sistema de coxinização do motor e transmissão no veículo, bem como softwares aplicados para avaliar o perfil aerodinâmico do veículo”, explica Gomes.

Tecnologias na industria automotiva reduzem gastos com combustível em até 11%
Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)
publicidade

Maior eficiência, performance e sustentabilidade

O diretor ainda explica que a empresa, dessa forma, contribui tanto para o desenvolvimento de caminhões com maior eficiência, performance e sustentabilidade – isto é, transportam maior carga e emitem menos gás carbônico (CO2) – quanto para veículos agrícolas e de passeio.

Por fim, Gomes acrescenta que a Multittech realiza, em parceria com as montadoras e autopeças, diversos ensaios em laboratório, como simulações de vibração, efeito climático, durabilidade estrutural, funcional e ruídos, para validar os conceitos e projetos dos itens que impactam no consumo de combustível dos veículos comerciais e de passeio.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

“Nos últimos cinco anos, as atividades vinculadas a este tema representaram crescimento médio de 12% ao ano no faturamento da empresa.”

publicidade
(Imagem: Volvo Trucks / Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar