Tecnologia do futuro tem auxiliado a reduzir o trânsito nas grandes cidades

Já pensou em poder contar com uma tecnologia capaz de axuiliar a reduzir o trânsito nas grandes cidades? Acredite ou não, mas isso já existe, e o seu funcionamento pode te supreender.

Basicamente, a novidade permite uma “conversa” entre veículos e semáforos, o que cria um sistema de comunicação capaz de reduzir o tempo das paradas.

Quer saber mais? Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Foto: Freepik

Bem, não é segredo para ninguém que as tecnologias estão cada vez mais surpreendentes, e é exatamente por isso que muita gente acredita que o futuro é agora, e isso fica ainda mais evidente graças ao sistema de comunicação entre veículos e semáforos.

Isto é, para melhor entender, estamos falando de um avanço tecnológico chamado V2X, uma sigla para “Vehicle to Everything”, que abrange comunicação entre veículos e tudo ao seu redor, incluindo outros veículos, semáforos, e infraestrutura rodoviária.

De forma mais clara, esse sistema permite que veículos compartilhem informações em tempo real, como sua localização, velocidade e condições de tráfego, o que facilita uma coordenação mais eficiente e segura.

Basicamente, os semáforos inteligentes podem ajustar seus tempos de sinalização baseando-se no fluxo de tráfego atual, o que permite um trânsito mais fluido e diminuindo o tempo de espera em cruzamentos.

Além disso, os veículos podem ser alertados sobre possíveis perigos ou mudanças nas condições da via, permitindo uma reação mais rápida e segura.

Aproveite para conferir: Veja como inteligência artificial é usada para reduzir o tempo parado no semáforo

Tecnologia já está na ativa, mas ainda enfrenta grandes questões

Quem acha que esse tipo de tecnologia ainda não saiu da teoria, se engana bastante. Um grande exemplo disso é a cidade de Salt Lake City, no estado de Utah, nos Estados Unidos, que já conecta seis ônibus.

No entanto, a novidade não está isenta de polêmicas e críticas. Isso porque apesar das garantias de que os dados coletados pelos veículos são anônimos, muitos críticos questionam a verdadeira segurança e privacidade dessas informações.

Isto é, há receios de que, com o acúmulo de dados suficientes, seja possível identificar indivíduos específicos pelas características dos seus veículos, o que pode ser considerado uma invasão de privacidade.

Além disso, enquanto a tecnologia promete reduzir congestionamentos e melhorar a segurança no trânsito, a implantação e a manutenção de sistemas tão avançados envolvem custos significativos. 

Por fim, com a infraestrutura de tráfego cada vez mais ligada à tecnologia, surgem diversas preocupações sobre a possibilidade de falhas técnicas ou ataques cibernéticos que poderiam causar caos no sistema viário. 

Se informe melhor: Chá revelação inusitado utilizou ônibus para descobrir o sexo do bebê

↓E aí, o que você acha disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

 
 

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar