Tecnologia da Toyota usada no Brasil vira referência ao redor do mundo

A Toyota apresentou, durante o badalado Gaikindo Indonesia International Auto Show (GIIAS) 2023, na Indonésia, um Corolla Cross HEV FFV brasileiro, produzido em Sorocaba-SP. O carro é símbolo do pioneirismo da Toyota na fabricação de veículos híbridos flex no Brasil, e que já se torna referência para o mundo.

Saiba como funciona a tecnologia desenvolvida pela Toyota do Brasil

Toyota Corolla Cross híbrido flex brasileiro é apresentado na Indonésia (Foto: Divulgação/Toyota)

O HEV FFV – sigla para veículos híbridos flex – combina um sistema híbrido com um motor a combustão flex que trabalha em sinergia com duas unidades elétricas.

Alimentando os motores elétricos há uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico localizada embaixo do banco traseiro. 

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O veículo conta ainda com um sistema de freios regenerativos, convertendo energia cinética em elétrica durante frenagens e desacelerações, recarregando assim as baterias.

Adicionalmente, o motor a combustão flex também pode funcionar como gerador para recarregar as baterias. 

Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Toyota Corolla sedã e no SUV Toyota Corolla Cross, que têm bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão.

Isso porque é produzida energia suficiente para mover o carro exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias.

Outro destaque da apresentação foi o Toyota Fortuner, um veículo já produzido na Indonésia, adaptado para funcionamento com bioetanol E100.

Caminhos múltiplos

Toyota aposta em tecnologia hébrida flex em outros mercados (Foto: DIvulgação/Toyota)

A  apresentação do Corolla Cross HEV FFV brasileiro é parte da estratégia multi-pathway (caminhos múltiplos) da Toyota do Brasil, que reconhece a importância de explorar múltiplas ‘rotas tecnológicas’ para atingir a neutralidade de carbono. 

Essas rotas, adaptadas ao contexto de cada país, vão desde híbridos flex, que integram a eficiência elétrica com a vantagem do etanol brasileiro, a veículos de célula de combustível (FCEVs) que utilizam hidrogênio para gerar eletricidade. 

Também estão incluídos os veículos elétricos a bateria (BEV), que dependem exclusivamente de energia armazenada em baterias recarregáveis, e os automóveis híbridos plug-in (PHEVs), que combinam características dos elétricos e híbridos convencionais. 

Essa abordagem diversificada “reflete a visão da Toyota de que não há uma solução única para todos os desafios da descarbonização, mas uma série de soluções que devem ser alinhadas às realidades e infraestruturas específicas de cada região”, segundo afirma a montadora japonesa.

Tecnologia híbrida flex é sucesso no Brasil

Durante o GIIAS 2023, a Toyota demonstrou o seu apoio ao governo da Indonésia na busca por energias alternativas com a apresentação de veículos movidos a etanol. 

No Brasil, esses veículos não são novidade, já são 20 anos de experiência com a tecnologia flex e 4 anos com a tecnologia hibrida flex, das quais mais de 60 mil unidades já foram produzidas e vendidas. 

O País tem ampla produção de etanol, um biocombustível que comprova sua eficácia na redução de CO2, e que está disponível em mais de 42 mil postos de combustível em todo o território nacional.

Essa alternativa começa a animar outros fabricantes. Recentemente, a Stellantis anunciou que irá lançar no Brasil um modelo híbrido flex em 2024, o que consolida essa tecnologia como referência para as próximas gerações de veículos no País e no mundo.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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