Tecnologia da Toyota usada no Brasil vira referência ao redor do mundo

A Toyota apresentou, durante o badalado Gaikindo Indonesia International Auto Show (GIIAS) 2023, na Indonésia, um Corolla Cross HEV FFV brasileiro, produzido em Sorocaba-SP. O carro é símbolo do pioneirismo da Toyota na fabricação de veículos híbridos flex no Brasil, e que já se torna referência para o mundo.

Saiba como funciona a tecnologia desenvolvida pela Toyota do Brasil

Tecnologia da Toyota usada no Brasil vira referência ao redor do mundo
Toyota Corolla Cross híbrido flex brasileiro é apresentado na Indonésia (Foto: Divulgação/Toyota)

O HEV FFV – sigla para veículos híbridos flex – combina um sistema híbrido com um motor a combustão flex que trabalha em sinergia com duas unidades elétricas.

Alimentando os motores elétricos há uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico localizada embaixo do banco traseiro. 

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O veículo conta ainda com um sistema de freios regenerativos, convertendo energia cinética em elétrica durante frenagens e desacelerações, recarregando assim as baterias.

Adicionalmente, o motor a combustão flex também pode funcionar como gerador para recarregar as baterias. 

Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Toyota Corolla sedã e no SUV Toyota Corolla Cross, que têm bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão.

Isso porque é produzida energia suficiente para mover o carro exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias.

Outro destaque da apresentação foi o Toyota Fortuner, um veículo já produzido na Indonésia, adaptado para funcionamento com bioetanol E100.

Caminhos múltiplos

Tecnologia da Toyota usada no Brasil vira referência ao redor do mundo
Toyota aposta em tecnologia hébrida flex em outros mercados (Foto: DIvulgação/Toyota)

A  apresentação do Corolla Cross HEV FFV brasileiro é parte da estratégia multi-pathway (caminhos múltiplos) da Toyota do Brasil, que reconhece a importância de explorar múltiplas ‘rotas tecnológicas’ para atingir a neutralidade de carbono. 

Essas rotas, adaptadas ao contexto de cada país, vão desde híbridos flex, que integram a eficiência elétrica com a vantagem do etanol brasileiro, a veículos de célula de combustível (FCEVs) que utilizam hidrogênio para gerar eletricidade. 

Também estão incluídos os veículos elétricos a bateria (BEV), que dependem exclusivamente de energia armazenada em baterias recarregáveis, e os automóveis híbridos plug-in (PHEVs), que combinam características dos elétricos e híbridos convencionais. 

Essa abordagem diversificada “reflete a visão da Toyota de que não há uma solução única para todos os desafios da descarbonização, mas uma série de soluções que devem ser alinhadas às realidades e infraestruturas específicas de cada região”, segundo afirma a montadora japonesa.

Tecnologia híbrida flex é sucesso no Brasil

Durante o GIIAS 2023, a Toyota demonstrou o seu apoio ao governo da Indonésia na busca por energias alternativas com a apresentação de veículos movidos a etanol. 

No Brasil, esses veículos não são novidade, já são 20 anos de experiência com a tecnologia flex e 4 anos com a tecnologia hibrida flex, das quais mais de 60 mil unidades já foram produzidas e vendidas. 

O País tem ampla produção de etanol, um biocombustível que comprova sua eficácia na redução de CO2, e que está disponível em mais de 42 mil postos de combustível em todo o território nacional.

Essa alternativa começa a animar outros fabricantes. Recentemente, a Stellantis anunciou que irá lançar no Brasil um modelo híbrido flex em 2024, o que consolida essa tecnologia como referência para as próximas gerações de veículos no País e no mundo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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