Tecnologia 5G e como ela pode modernizar o dia a dia com o carro

tecnologia 5G nos carros
O 5G facilitará o trânsito (Foto: Pixabay)

Em todas as esferas da nossa vida a tecnologia avança de modo acelerado. Em sua totalidade, os avanços prometem facilitar a vida dos seres humanos, bem como promover mais conforto e segurança. Dito isso, confira as mudanças que a tecnologia 5G fará no setor automotivo.

tecnologia 5G nos carros
Entenda a tecnologia 5G nos carros (Foto: Pixabay)

A tecnologia 5G no mercado automotivo

Com o passar do tempo mais tecnologias são apresentadas em diversos segmentos. No automotivo não é diferente. Atualmente itens de conectividade, interação e segurança estão cada vez mais presentes nos carros. Tudo isso graças aos avanços tecnológicos. Mas convenhamos, há muito ainda para se fazer para realmente fazer do trânsito um local mais seguro e conectado.

Mas a pergunta é: será que a tecnologia 5G será a responsável por melhorar o dia a dia no trânsito? Confira!

VEJA TAMBÉM

O que é a tecnologia 5G?

Primeiro, é importante entender o que é o 5G. Trata-se de uma capacidade de transmissão de dados mais rápida do que a atual. Para método de comparação, a velocidade do 5G consegue ser de 10 a 20 vezes maior no comparativo com o 4G. Agora entenda como essa velocidade a mais pode facilitar no mundo automotivo.

Manutenção à distância e mais rápida

Um dos destaques que a tecnologia apresentará é a possibilidade de manutenção de software à distância e também de forma mais rápida.

Um bom exemplo do auxílio está nos recalls feitos pelas montadoras. Segundo apurado pela Mobiauto, em 2018 cerca de 21 mil Ford EcoSports tiveram que voltar às concessionárias para tratar da reprogramação do módulo de controle do motor.

No entanto, se na época já houvesse a tecnologia 5G, esse ajuste bem como outros, poderiam ter sido feitos à distância e sem a necessidade do proprietário ter que se deslocar até as concessionárias.

tecnologia 5G nos carros
Com o 5G questões de manutenção deve ser facilitada (Foto: Pixabay)

Ainda nesse tópico, é importante destacar que fora a exclusão de visitas cansativas às concessionárias, os veículos que possuírem tecnologia 5G embarcadas poderão realizar uma análise dos sistemas que necessitarão de manutenção.

Autonomia automotiva cada vez mais próxima

Muito se fala em tecnologia autônoma nos veículos. Acontece que com o 5G ela será mais real e possível do que jamais foi.

Atualmente já existem diversos recursos de auxílio ao condutor. Controle de velocidade, controle de cruzeiro, alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma são apenas alguns dos itens já existentes.

A partir da integração do 5G, essas tecnologia não só serão mais presentes, mas também serão mais ativas.

O que fará a realidade autônoma caminhar a passos largos. Isso acontece porque a quantidade de informações necessárias em um carro autônomo é enorme, e somente um sistema de transferência potente seria capaz de suportar as necessidades.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Trânsito: um lugar seguro para todos

A ação do 5G não se limita aos carros, seja na manutenção à tecnologia embargada. Mas também será mais ativa no trânsito. Com ela, será possível compartilhar informações entre os veículos, e outros componentes, como os semáforos. O que em tese, gerará maior segurança e menos tempo perdido nos grandes congestionamentos.

tecnologia 5G nos carros
Imagem Ilustrativa

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar