Taxa zero deixará etanol mais barato? Veja o que dizem analistas

Afinal, taxa zero deixará etanol mais barato? Veja o que dizem analistas
(Foto: Pixabay)

A isenção da tarifa da importação do etanol, anunciada na última segunda (21/03) pelo Governo Federal, não deve trazer esperança para o bolso do consumidor. Foi o que avaliaram alguns analistas para a agência Reuters. Veja mais.

Preço da gasolina
(Foto: Sindicombustíveis BA)

Para analistas, taxa zero não deixará etanol mais barato; entenda

Assim, neste momento, os analistas consultados pela agência de notícias, consideraram ineficaz a isenção da tarifa – tanto para a política econômica brasileira quanto para os consumidores. Ainda nesta terça-feira (22/03), o Garagem360 noticiou uma tendência de queda de R$ 0,20 no litro da gasolina.

Para os analistas consultados pela Reuters, a isenção tende a ter mais um caráter político do que uma decisão que venha a barrar a alta dos combustíveis. Falando no etanol importado, o cálculo, ainda com tarifa zero, aponta para que o produto importado siga a chegaria 8% a 10% acima do preço usual.

VEJA TAMBÉM

Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível
(Foto: Pixabay)

“Estamos às vésperas do início da nova safra, em que o preço vai cair, a nossa estimativa é que a arbitragem fique fechada mesmo com tarifa zero”, afirmou o presidente da Datagro, Plinio Nastari, a Reuters. Ele ainda acrescentou que o etanol já é mais competitivo que a gasolina nos principais estados do País.

Além disso, Nastari pontuou a Reuters outras dificuldades. Por exemplo, fatores sazonais nos Estados Unidos, já que o país norte-americano teria o etanol para exportar ao Brasil.

“Tem o início da demanda de verão nos Estados Unidos, aumenta o consumo de gasolina e os preços sobem, com o aumento da gasolina, o preço do etanol também sobe. Além do efeito da guerra da Ucrânia (nos preços de combustíveis), tem um fator sazonal que é o período de verão dos EUA”, acrescentou Nastari a Reuters.

O analista Júlio Maria Borges, da JOB, concorda. Em entrevista para a agência de notícias, ele avalia que o etanol dos EUA“está caro.

“O imposto zerado não deve ter efeito no curto prazo”, disse o analista para a Reuters  – ressaltando que a janela de importação está fechada.

“Aí a gente tem que contar que essa queda seja transmitida aos consumidores”, completou Nastari.

Taxa zero deixará etanol mais barato? Veja o que dizem especialista
(Foto: Erik Mclean/Unsplash.com)

Atualizada às 19h40

Via Reuters Brasil 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar