Tarifas dos EUA e mudanças na lei: Stellantis (dona da Fiat) registra prejuízo de R$ 15 bilhões
A Stellantis registra prejuízo de € 2,3 bilhões no 1º semestre, impactada por novas tarifas e leis dos EUA. Entenda os desafios da proprietária da Jeep e as perspectivas para 2025.
A Stellantis, gigante automotiva proprietária de marcas como Jeep, Peugeot, Citroën e Fiat, anunciou um prejuízo líquido de 2,3 bilhões de euros (cerca de R$ 15 bilhões) no primeiro semestre de 2025. O resultado negativo é atribuído principalmente à queda nas vendas na América do Norte e ao impacto inicial de novas tarifas e mudanças regulatórias nos Estados Unidos.
Stellantis (dona da Fiat) registra prejuízo de R$ 15 bilhões
A montadora informou que as vendas na América do Norte continuaram a cair, registrando uma queda de 25% em volume no segundo trimestre em comparação com o ano anterior. No geral, a receita líquida da Stellantis no primeiro semestre diminuiu 12,6%, totalizando 74,3 bilhões de euros, de acordo com os resultados preliminares e não auditados divulgados.
As vendas totais de veículos caíram 6% no segundo trimestre, seguindo uma retração de 9% nos primeiros três meses de 2025.
A Stellantis destacou que “os primeiros efeitos das tarifas dos EUA” geraram um impacto negativo de 300 milhões de euros, atrapalhando seus planos de recuperação na América do Norte. Montadoras têm enfrentado dificuldades para se adaptar a uma nova tarifa dos EUA de 25% sobre carros importados que não são fabricados majoritariamente na América do Norte.
Além disso, a empresa registrou um encargo de 3,3 bilhões de euros, “principalmente relacionado aos custos de cancelamento de programas e prejuízos à plataforma, impacto líquido da legislação recente que eliminou a taxa de penalidade do CAFE e da reestruturação”.
Trump é o culpado
Essa mudança se refere à nova legislação tributária e de gastos do presidente dos EUA, Donald Trump, aprovada no início de julho, que removeu as penalidades por não cumprimento das metas de economia de combustível CAFE (Corporate Average Fuel Economy). Isso permite que as montadoras produzam e vendam mais carros com maior emissão de poluentes nos Estados Unidos.
A incerteza gerada por essas mudanças levou a Stellantis a suspender sua orientação financeira em abril. A empresa informou que está em fase inicial de implementação de medidas para melhorar seu desempenho e lucratividade, com a expectativa de que novos produtos impactem positivamente o segundo semestre de 2025.
Em resposta ao anúncio, as ações da Stellantis caíram mais de 2% no início das negociações na bolsa de valores de Paris. A montadora deverá divulgar os resultados auditados do primeiro semestre em 29 de julho.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.