Tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina; veja novos valores

As tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina a partir desta semana, após reajuste autorizado pela ANTT; confira nova tabela

Desde a zero hora desta segunda-feira (26), as tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina. A tarifa básica no trecho da Arteris Litoral Sul passa a ser de R$ 4,70. O novo valor é válido para as cinco praças de pedágio do trecho administrado e o reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada na edição de sexta-feira (23) do Diário Oficial da União.

Confira as novas tarifas de pedágio em Santa Catarina

Confira as novas tarifas de pedágio na Arteris Litoral Sul (Foto: Divulgação/Arteris)

A deliberação da ANTT também aprovou o 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão – com novos itens no cronograma físico financeiro para duas passagens superiores da obra do Contorno de Florianópolis (passagem superior Aririú/Palhoça e passagem superior do trevo de interseção sul com a BR-101/SC) – tratam-se de obras já em andamento, sem alteração de projeto.

Além disso, esse aditivo também autoriza a construção do novo Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros – a ser edificado no km 220 da BR-101/SC em Palhoça (antiga praça de pedágio).

O reajuste considera as revisões contratuais para recompor o equilíbrio econômico financeiro do contrato e a correção frente à inflação, tendo como base o IPCA com percentual positivo de 10,38% – da mesma forma que ocorre em concessões em outros Estados, como São Paulo, onde os pedágios também ficaram mais caros em dezembro. A data-base do contrato é 22 de fevereiro de 2022.

Veja como ficou a tabela das tarifas de pedágio:

(Fonte: Arteris)

Saiba mais sobre as tarifas de pedágio

A tarifa de pedágio é uma contrapartida do contrato de concessão assinado em 2008 entre a ANTT e a Arteris Litoral Sul. Além da operação das rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC no trecho que liga as capitais Florianópolis-SC e Curitiba-PR, o contrato de concessão viabiliza investimentos com obras relevantes e uma série de melhorias para o trecho administrado.

Desde 2008, a Arteris Litoral Sul já investiu cerca de R$ 5 bilhões no trecho sob concessão, com destaque para a construção de: 

  • 86 km de vias marginais;
  • 57,5 km de terceiras faixas;
  • 35 passarelas;
  • 15 trevos; 
  • duas áreas de escape; 
  • 200 km de iluminação; 
  • 4 novas pontes – além de 35 pontes reformadas. 

O reflexo positivo foi observado, por exemplo, na melhoria da segurança viária, com redução de 21,5% das fatalidades por acidentes de trânsito entre os anos de 2010 e 2021, segundo dados da Arteris.

Além disso, a concessionária realiza, neste momento, a maior obra rodoviária em andamento no Brasil – o Contorno de Florianópolis, com investimento de R$ 3,7 bilhões e conclusão prevista para dezembro de 2023.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile