Takata declara falência após escândalo dos airbags mortais

Acusada de vender airbags defeituosos em todo mundo, a Takata declarou falência nesta segunda-feira (26). Ao menos 16 pessoas morreram por conta das bolsas.

Acusada de vender airbags defeituosos em todo mundo, a Takata declarou falência nesta segunda-feira (26). Ao menos 16 pessoas morreram por conta das bolsas infláveis defeituosas, que projetaram fragmentos contra os ocupantes. O escândalo foi revelado em 2014 e já atingiu grandes montadoras como a Honda, Toyota, BMW e General Motors, que precisaram realizar convocações para recall de seus carros.

Segundo informações da agência France Presse (AFP), a empresa japonesa concluiu um acordo para transferir suas atividades para a fabricante norte-americana Key Safety Systems(KSS). Embora seja dos Estados Unidos, a autopeças pertence à chinesa Ningbo Joyson Electronic.

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De acordo com o comunicado oficial, a Takata/KSS formará um grupo com 60 mil funcionários em 23 países. A nota também promete manter o número de empregados da companhia japonesa e de fábricas no Japão.

Recall no Brasil

Nos últimos meses, mais de 500 mil carros foram convocados para recall no Brasil. Grande parte desse número é por conta dos airbags da Takata. Confira quais foram os carros chamados pelas montadoras na galeria especial do Garagem360.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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