Tags gratuitas da ConectCar, Veloe e Greenpass para carros preocupa corrente
O mercado de tags de pedágios é bastante concorrido. E os modelos de negócios (tags gratuitas de pedágio) de algumas empresas está incomodando a Sem Parar – que é uma das principais referências.
De acordo com o portal de notícias Estadão Conteúdo, o número de clientes delas estão crescendo. Em especial, por fazerem parecerias com empresas importantes e oferecer gratuidade. Entenda essa história!
Empresas oferecem tags gratuitas de pedágio ameaçam liderança da Sem Parar; entenda!
Estas chamadas tags possuem diversos pontos positivos para os motoristas. A praticidade é um deles. Na hora de viajar, por exemplo, elas podem ser úteis para evitar que você pare em pedágios. No caso, um sistema registra a passagem do veículo (com a tag instalada no vidro do carro) pela praça de pedágio e o valor é repassado para o condutor ao final do mês.
Alguns destes serviços também permitem que as tags sejam usadas em shoppings, mercados e restaurantes. Estima-se que 8 milhões de pessoas possuem o sistema. Isso significa que 20% de todos os carros existentse nos Brasil estão cadastrados em uma das companhias. Um número bastante considerável. Hoje, uma das principais empresas deste setor é a Sem Parar.
No entanto, suas concorrentes não ficam muito atrás. Elas estão cada vez mais oferecendo pacotes de serviços. A ConectCar, por exemplo, anunciou no começo do último mês de setembro uma condição especial para clientes do banco Itaú. Eles não precisarão pagar a mensalidade para usar os serviços da empresa.
“Se a empresa chegar ao mercado 15 anos depois do principal concorrente e fizer a mesma coisa, nunca chegará lá. Acredito que o atual modelo de negócios bateu no teto”, disse Felix Cardamone, presidente da ConectCar.
Outras duas empresas oferecem vantagens que seguem a mesma linha. Estamos falando da Veloe e a Greenpass. No caso desta última empresa, ela oferece a tecnologia para outras empresas e elas montam estratégias específicas para oferece-las aos clientes
Este tipo de negócio é conhecido como white label. Empresas como C6 e Banco Inter já fizeram parcerias com ela. “A tag vai ser commodity e se tornará parte de um portfólio de serviços”, diz João Cumerlato.
O contra-ataque da Sem Parar
Conforme você viu aqui no Garagem360 em setembro, a Sem Parar e a Hyundai firmaram uma parceria recentemente. No caso, a tag da empresa entraria para a lista de equipamentos de série dos modelos HB20 e Creta. Os compradores teriam isenção da mensalidade por quatro meses.
Este tipo de parceria é uma das estratégias que a líder do mercado de tags de pedágio está buscando para se diferenciar de suas rivais. O uso delas em restaurantes famosos também. Recentemente, a Sem Parar lançou um programa de cashback.
Nele, o cliente que gastar mais de R$ 100 em 900 postos cadastrados terá direito a receber 2% do valor de volta. No futuro, este sistema passará a ser usado em estacionamentos e drive-thrus.
“A concorrência é natural, e não podemos esquecer o alto potencial do mercado. Podemos fazer uma analogia com bancos e maquininhas de cartão: olha quantas surgiram”, contou Carlos Gazaffi, presidente da companhia, ao Estadão Conteúdo.
Com informações de Estadão Conteúdo