Se você já pensou em comprar ou vender um veículo, provavelmente já ouviu falar da Tabela FIPE.
Ela nada mais é que uma tabela criada e mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
A tabela Fipe pode ser consultada para saber o preço médio de um carro/moto usado ou seminovo, levando em consideração alguns fatores como marca, ano e modelo do veículo.
O que é a Tabela Fipe?
Trata-se da principal referência no mercado brasileiro de carros usados e seminovos, e como tal, muito utilizada na confecção de contratos e seguros automotivos.
É através dela que se torna possível descobrir o valor venal atual de um veículo. Aliás, normalmente, esse valor é utilizado para definir as alíquotas de cada ano do IPVA.
Mas a forma como ela é desenvolvida e eventuais divergências com o mercado ainda geram dúvidas em alguns consumidores. Mas a gente vai tirar suas dúvidas agora!
Como funciona a Tabela Fipe?
Em 2024, a Fipe completará 51 anos – ela foi criada em 1973 para auxiliar o corpo docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
De lá pra cá, a fundação presta serviços ao governo e empresas privadas, e tem no chamado “Preço Médio de Veículos”, também chamada de Tabela Fipe, um de seus principais produtos.
Esse índice é a referência mais importante para comerciantes, corretores e vendedores de todo o nosso país, servindo de base para o cálculo, inclusive, de seguros e impostos, como dito anteriormente, do próprio IPVA.
Ainda assim, vale a pena ressaltar, a Fipe não tem caráter vinculante e obrigatório. Portanto, ninguém é obrigado a levá-la ao pé da letra.
Normalmente, o valor final pode variar de acordo com o estado de conservação do veículo em negociação e o próprio acordo entre o vendedor e o comprador. Assim, nesse caso, a Fipe serve como base.
Como os valores da Tabela Fipe são determinados?
Uma média é estabelecida após uma ampla consulta de valores no mercado, onde é feito uma coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos.
Com essas informações em mãos, os pesquisadores descartam os preços muito altos, muito baixos ou com discrepâncias estatísticas.
A partir da “nata” desses números é criada uma média – um “preço ótimo” – que vai constar para aquele determinado carro ou moto na tabela Fipe.
Importante enfatizar que trata-se apenas de uma referência e que os valores estabelecidos na tabela estão sujeitos a mudanças ocasionais (em caso de valorização/desvalorização, crise econômica, depreciação da nossa moeda, mudanças na indústria automotiva etc.).
A Fipe explica também que o estado de conservação do veículo e outras diferenças pontuais, como sua localização, inferem na mudança de preço. As picapes, por exemplo, são mais valorizadas na região centro-oeste.
Por isso, não é incomum vermos anúncios na internet com valores bem mais altos do que o indicado pela tabela Fipe. O proprietário pode cobrar o preço que lhe for mais justo, levando em conta também a quilometragem, estado de conservação e nível de manutenção do seu veículo.
E por fim, a presença de intermediadores (como sites e concessionárias) costuma gerar valores acima dos tabelados pela FIPE 2022, uma vez que comissões e margens de lucro muitas vezes são incluídas.
Quando a Tabela Fipe é atualizada?
Todo mês a tabela é atualizada após uma ampla pesquisa de mercado.
A pesquisa refina as informações de cada veículo, sua versão, motorização e ano-modelo, garantindo que tudo esteja sempre em dia.
Quando e Onde a Fipe é utilizada?
Como é referência no mercado automotivo brasileiro, a tabela Fipe é bastante usada para consulta sistemática de dados sobre carros e motos, sendo a base para a tabela do seguro de carros, cálculo de seguros em geral e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Os carros usados só podem ser vendidos pelo valor da Fipe?
Não, a tabela é apenas um índice facultativo usado como referência para lojistas e comerciantes.
Ou seja, o vendedor é livre para estabelecer o preço que quiser, com a ciência de que quanto maior o valor cobrado, menores as chances de vender o veículo, haja visto que haverá concorrência – e preços mais justos no mercado.
Por isso, é importante estabelecer um valor equilibrado na hora de anunciar seu carro, levando em conta o que ele realmente vale e o quanto você investiu para adquiri-lo e mantê-lo em funcionamento, incluindo a manutenção e a troca de peças.
Além dos carros, a Tabela Fipe determina o valor de outros veículos?
Motocicletas são contempladas pela tabela FIPE motos.