Suzuki terá 6 carros elétricos e 8 motos a bateria até 2030

A Suzuki confirma o lançamento de 6 novos carros elétricos e 8 motos movidas a bateria; conheça todas as novidades da marca

A Suzuki acaba de anunciar a nova estratégia global para atingir a neutralidade de carbono nos próximos anos. Para isso, a marca lançará seis novos carros elétricos, bem como desenvolverá novos híbridos. Além disso, a montadora japonesa também garantiu o lançamento de oito motos movidas a bateria; veja quando chegam.

Jimny será um dos modelos a ganhar versão elétrica (Foto: Divulgação/Suzuki)

Suzuki anuncia o lançamento de novas motos e carros elétricos

A Suzuki Motor anunciou sua estratégia de crescimento até 2030, período no qual a marca pretende alcançar novos patamares no que diz respeito à eletrificação. Para isso, a marca irá ampliar seu portfólio elétrico em países da Europa e Japão, além de expandir sua participação em mercados emergentes, como Índia e África.

Em todas as regiões citadas, a Suzuki espera desenvolver novos produtos com o foco em propulsores elétricos, com a intenção de atingir a neutralidade de carbono no Japão e na Europa até 2050 e, na Índia, até 2070.

Para alcançar as novas metas estabelecidas, a marca divulgou que introduzirá seis novos carros elétricos no mercado entre 2023 e 2030, com primeiro lançamento marcado para acontecer no Japão. Os novos modelos serão carros compactos e SUVs. Em seu país de origem, 20% do portfólio da marca será formado por veículos elétricos até 2030.

A marca também afirmou que, em paralelo, apresentará novos carros híbridos para ampliar as opções de veículos eletrificados.

Na Europa, a Suzuki introduzirá o primeiro carro elétrico a partir do ano fiscal de 2024, onde o foco também será nos SUVs e veículos do segmento B. Outros cinco modelos também serão apresentados no continente até 2030.

Nesse caso, é válido lembrar que a União Europeia já estabeleceu leis sobre os carros a combustão vendidos na região, bem como data limite para o fim do comércio. Em meio a esse cenário, a Suzuki afirma que “responderá com flexibilidade às regulamentações ambientais e às necessidades dos clientes em cada país europeu”.

Até a data limite estabelecida, a Suzuki pretende ter 80% do portfólio composto por carros elétricos na região.

O mesmo acontecerá na Índia, onde o primeiro SUV elétrico será apresentado em 2024 e outros cinco veículos serão lançados até o fim da década. Por lá, o primeiro veículo a ser lançado será baseado no conceito apresentado no Auto Expo 2023, o Suzuki eVX. A partir de 2030, a marca acredita que 15% de seu portfólio de automóveis no mercado indiano será de carros elétricos.

Primeiro SUV elétrico da Suzuki será baseado no conceito eVX (Foto: Divulgação/Suzuki)

Motos elétricas também estão confirmadas

No segmento de motocicletas, o primeiro modelo elétrico da Suzuki será apresentado ano que vem e iniciará a sequência de oito motos a bateria que serão apresentadas até 2030, período no qual a marca planeja ter 25% do portfólio eletrificado.

Esses dados se referem aos modelos de pequeno e médio porte. Já para as motocicletas de grande porte, a marca afirma que investirá na adoção de combustíveis alternativos e menos poluentes.

Ainda nesse sentido, é válido destacar que a Suzuki faz parte do grupo de montadoras que não acreditam que um futuro mais ecologicamente sustentável seja totalmente elétrico. Dessa forma, a montadora também estuda o desenvolvimento de combustíveis alternativos, como o biogás e o etanol.

Marca também focará no desenvolvimento de combustíveis alternativos (Foto: Divulgação/Suzuki)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile