SUVs e picapes são os carros da vez; descobrimos os motivos

Fiat Toro carros
Fiat Toro (Foto: Divulgação/Fiat)
publicidade

Em seu estudo trimestral do mercado de carros, a plataforma de comércio online Mercado Livre identificou que os SUV e picapes foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, nos três primeiros meses de 2022.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Antes os mais visados pelos brasileiros, os modelos hatch e sedã vêm, cada vez mais, perdendo espaço para outros tipos na preferência dos consumidores por carros 0km. Veja os motivos que estão deixando dos SUVs e picapes em alta!

publicidade
Nova picape da Kia
Toyota Hilux (Foto: Divulgação/Toyota)

SUVs e picapes: carros que estão cada vez mais em alta

Os SUVs destronaram os hatchs na liderança e foram responsáveis por 33% das visitas em anúncios. Por sua vez, as picapes aparecem na segunda posição, com 23% da procura, apesar de serem apenas o quarto tipo de carroceria mais anunciado.

VEJA TAMBÉM

Entre os modelos mais procurados, as duas primeiras colocações ficam com duas caminhonetes: Toro e Strada, ambas fabricadas pela Fiat.

publicidade
Fiat Strada foi o modelo mais vendido no último mês
Fiat Strada (Foto: Divulgação)

Carro da família e carro de trabalho

A transição dos hatchs e sedãs para outros carros vem com as mudanças na forma como as pessoas se locomovem, em especial nos centros urbanos, com os aplicativos de carona consolidados como alternativa modal junto ao transporte público, segundo analisa Luciano Ávila, diretor do Mercado Livre.

publicidade

“Vemos, então, um crescimento na demanda por automóveis de ticket médio maior, para circunstâncias em que os consumidores não abrem mão do carro, como SUVs, maiores e mais confortáveis para quem busca o ‘carro da família’, e picapes, para quem usa o carro para o trabalho, por exemplo – entre os cinco modelos mais procurados, temos três caminhonetes e uma SUV”, afirma Ávila.

Fiat Pulse
Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

“Conforme as necessidades dos consumidores vão se modificando, elas se transmitem não apenas nessa demanda da parte dos compradores, mas também nas ofertas das marcas, que já direcionam a esses modelos seus esforços e novos lançamentos”, complementa o executivo.

publicidade

Entre os veículos seminovos, o domínio ainda é dos hatchs e sedãs, com 29,5% e 23,6% da procura, respectivamente. Entretanto, os SUVs já aparecem na terceira posição, com 16,8% dos acessos em anúncios.

“Isso mostra que, apesar de hatchs e sedãs comporem grande parte da frota nas ruas, esses outros tipos de carroceria ganham terreno entre quem procura um automóvel”, analisa.

Citroën C4 Cactus (Foto: Divulgação/ Citroën )
publicidade

Demanda por automóveis de acordo com o tipo de carroceria

Seminovos 0 km
Hatch – 29% SUV – 33%
Sedan – 24% Picape – 23%
SUV – 17% Hatch 14,6%

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar