SUVs correm contra o tempo: o Toyota que faz 30 km/l chega em breve e ameaça os concorrentes
SUVs correm contra o tempo. Esse modelo da Toyota que faz 30 km/l chega em breve e ameaça os concorrentes. Saiba qual e quais seus concorrentes.
O futuro da mobilidade está chegando ao Brasil e ele é econômico. O SUV da Toyota que faz 30 km/l, o Yaris Cross, promete transformar o segmento, oferecendo uma combinação de economia, tecnologia e sustentabilidade.
Yaris Cross – o Toyota que faz 30 km/l
Isso mesmo que você leu, o Yaris Cross pode fazer impressionantes 30 km/l. Essa marca é resultado da combinação do motor a combustão 1.5 16V flex Atkinson com um motor elétrico de 81 cv.
Essa tecnologia híbrida permite que o veículo alterne entre os dois motores ou os utilize em conjunto de modo a otimizar o consumo de energia e reduzir as emissões de poluentes.
Também potencializa esse consumo a plataforma DNGA, sobre a qual o SUV é construído. Esta foi desenvolvida para proporcionar uma condução suave e estável, além de reduzir o peso total do veículo, que no caso do Yaris Cross é de 1.150 kg (mesmo com o motor e bateria extra).
É o equilíbrio perfeito entre desempenho, tecnologia e o que o brasileiro mais gosta: economia.
O que o Yaris Cross tem a oferecer?
O SUV não se destaca só pelo baixo consumo de combustível, como também como recursos de segurança e conforto característicos da Toyota.
O design do Yaris lembra um pouco o irmão maior RAV4, como o desenho da grade, dos faróis e lanternas. Pode ser uma tentativa da marca de manter sua identidade visual próxima a global mesmo em mercados regionais como o Brasil.
Quanto aos equipamentos, já estão confirmados seis airbags, sistema de alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado digital, central multimídia, volante multifuncional, bancos ergonômicos, entre outros.
Quem serão seus concorrentes?
O modelo entra na categoria B-SUV, que hoje fazem parte alguns modelos como o Fiat Pulse, Renault Kardian e Kia Stonic. Além deles, o Yaris Cross vai competir com os modelos híbridos que estão chegando, como o próprio Fiat Pulse e o Fastback, já confirmados para novembro.
Também vai brigar com o mercado do Volkswagen T-Cross e Nivus, além dos futuros lançamentos da Chevrolet e da VW, que já planejam modelos com motorização híbrido-flex para o ano que vem.
Por aí já podemos prever o preço do Yaris Cross, que deve chegar a partir de R$ 140 mil na versão flex e 160 mil na versão híbrida.
Leia também:
Mais detalhes do Yaris Cross são revelados
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.