Suvs chineses devem chegar ao Brasil ainda em 2022; conheça modelos
O mercado brasileiro pode ter novos SUVs em 2022. Hoje, iremos falar dos próximos SUVs chineses que podem começar a ser vendidos por aqui.
Os utilitários esportivos sempre chamaram a atenção. Só que nos últimos anos, as vendas deles dispararam e as marcas resolveram investir mais neles. E os brasileiros contarão com mais novidades nesta categoria. Hoje, iremos falar dos próximos SUVs chineses que podem começar a ser vendidos por aqui ainda neste ano. Veja aqui quem são eles!
Uma seleção com novos SUVs chineses que podem chegar em 2022
BYD Song Plus
Abrimos a lista com um carro fabricado pela BYD. Esta marca lançou recentemente os modelos Han e Tan aqui no Brasil e um novo SUV deve chegar. Estamos falando do Song Plus. Este é o irmão menor do Tan e chegaria para concorrer na categoria dos SUVs médios. O carro mede 4,70 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,68 m de altura.
Seu visual é bastante interessante. Na dianteira, ele traz uma enorme grade dianteira. Acima dela está uma barra. Enquanto isso, na traseira, o modelo as lanternas estão interligadas por uma barra iluminada. Por dentro, o carro traz detalhes sofisticados e iluminação ambiente. O carro traz ainda uma central multimídia de 12,8″ giratória.
Sem falar do painel de instrumentos digital. De acordo com o jornalista especializado Marlos Ney Vidal (Autos Segredos), seu lançamento deve ocorrer no segundo semestre. O BYD Song está equipado com um sistema híbrido plug-in. Este é formado pelo motor 1.5 Turbo e um motor elétrico.
Neste caso, a potência combinada pode ser de 180 cv ou 198 cv. Isso dependerá da versão. O carro ainda traz uma transmissão automatizada de dupla embreagem e pode ter um alcance até 110 km (depende da versão).
Chery Omoda 5
Quem também pode ter novidades ainda neste ano é a Caoa Chery. Um dos modelos que pode chegar é o Chery Omoda 5. O modelo foi mostrado no Salão de Guangzhou e já está registrado no INPI. Recentemente, algumas unidades chegaram ao Brasil para testes. Ao contrário dos SUVs já vendidos por aqui, o modelo é um SUV Cupê.
Sua dianteira também é diferente dos outros. Ela traz uma grade trapezoidal e detalhes que se parecem diamantes. Já o conjunto óptico é separado em duas seções: luzes diurnas em cima e farol principal em baixo. Enquanto isso, as lanternas traseiras estão conectadas por uma barra. O carro conta ainda com rodas de liga leve de 18 polegadas.
Já o interior traz itens interessantes. Destaque para as duas telas de 12,3 polegadas (painel de instrumentos digital e central multimídia). Sem falar do volante esportivo. Ele está equipado com um motor 1.6 TGDi, que pode render 197 cv de potência e 290 Nm de torque. A transmissão é uma automatizada de dupla embreagem (sete velocidades).
Chery Tiggo 8 Pro Híbrido
Outro da carro que a marca sino-brasileira pode lançar por aqui neste ano é o Tiggo 8 Pro híbrido. Hoje, a versão a combustão do SUV de sete lugares é uma das principais referências de sua categoria. E ela pode ganhar uma versão híbrida nos próximos meses. Algumas unidades já foram flagradas por aqui.
Este modelo traz um visual bastante diferente do modelo já comercializado. Destaque para a nova grade dianteira. Já o conjunto óptico traz faróis Full LED. Enquanto isso, o para-choque foi redesenhado. Por dentro, o carro também traz uma central multimídia de 12,3 polegadas e um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
Mas o grande destaque é o sistema híbrido. Rumores dão conta que ele pode ser um híbrido-flex. Normalmente, o modelo traz um propulsor 1.5 TGDi de 156 cv e dois motores elétricos. Sem falar da transmissão híbrida DHT.
Great Wall Haval H6 híbrido
Por fim, falaremos de uma marca chinesa que fará sua estreia. Depois de muitas especulações, a Great Wall anunciou a sua chegada ao mercado brasileiro. No primeiro momento, ela venderá apenas carros importados. E o H6, da marca Haval, será um dos primeiros modelos. Este possui um porte imponente.
Posicionado acima dos SUVs médios tradicionais (como o Jeep Compass), ele mede 4.653 mm de comprimento e 2.738 mm de entre-eixos. O Haval H6 é dono de um design moderno. Destaque para a grade dianteira. Enquanto isso, no lado interno, ele deve seguir a mesma receita de outros SUVs chineses e vir com itens de tecnologia e conforto.
Lembrando que o modelo que será vendido por aqui é um híbrido plug-in. A marca disse que a motorização usada por aqui será diferente. Mas a expectativa é que algumas versões possam trazer um sistema de 430 cv de potência e 77 kgfm de torque. Sem falar de uma autonomia de 200 km (modo elétrico).
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.