SUV, sedã e hatch: as vantagens e desvantagens de cada categoria
SUV, sedã e hatch: as vantagens e desvantagens de cada categoria. Chamamos um especialista para ajudar a você a escolher o melhor entre as três.
Está em dúvida entre SUV, sedã ou hatch? Veio ao lugar certo, pois até chamamos um especialista para listar as vantagens e desvantagens de cada categoria e te ajudar a fazer uma boa escolha.
Qual o melhor: SUV, sedã ou hatch?
De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, cada porte de veículo oferece características únicas para se adequar a diferentes perfis e necessidades dos motoristas.
Saber identificar aquele que melhor se encaixa ao seu estilo de vida é fundamental na escolha certa. Cada categoria tem seus pontos positivos e negativos que vão pesar nesse momento.
“Não existe um estilo de carro que seja melhor ou pior, tudo depende das necessidades e preferências de cada motorista. O importante é conhecer os diferenciais de cada um para escolher aquele que melhor atenda ao seu dia a dia,” afirma Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
SUV
O SUV (Sport Utility Vehicle) será novamente o segmento com maior participação nas vendas. Em 2023 foram 45,68% e em 2024 de janeiro a setembro já detém 47,99% do mercado nacional (dados Fenabrave).
Vantagens
A categoria realmente conquistou o brasileiro por “N” motivos: dirigibilidade, versatilidade em encarar diferentes tipos de terrenos, sensação de robustez, status, espaço interno, posição elevada de dirigibilidade, etc.
“Para quem busca um carro com espaço para a família, conforto e a capacidade de lidar com estradas urbanas e rurais, o SUV é uma excelente opção,” afirma.
Desvantagens
Algumas tecnologias de motorização fazem do SUV um carro beberrão, mas os híbridos como Corolla Cross, Haval H6, BYD Yan Pro apresentam consumos que superam os 20 km/h.
Aí vem outra desvantagem, esses modelos superam os R$ 200 mil, algo comum na categoria. O zero km mais barato da categoria, o Citroën Basalt, parte dos R$ 89.990.
Soma-se aí os custos com IPVA, revisões, peças de reposição, seguro e etc. Tudo mais caro em relação a maioria dos hatches, por exemplo.
Hatch
A escolha ideal para quem valoriza a praticidade no cotidiano, os hatches ficam em segundo lugar na preferência dos brasileiros. Foram 29,84% das vendas de carros de passeio no país.
Vantagens
São dinâmicos para manobras e ágeis, ideais para o trânsito urbano e manobras em espaço reduzidos. Geralmente são mais econômicos em relação ao consumo de combustível, assim como manutenção e seguro.
“O Hatch é versátil, econômico e muito fácil de estacionar, uma escolha assertiva para quem circula em grandes cidades. Além disso, seu design compacto não compromete o espaço interno, proporcionando conforto aos ocupantes,” ressalta.
Ou seja, é mais barato ter um hatch, por isso ele é amado.
Desvantagens
O espaço nem sempre é o maior, como é o caso dos subcompactos, como Fiat Mobi e Renault Kwid, principalmente se comparado aos SUVs e sedans, o que pode ser desconfortável em viagens.
No Brasil, grande parte dos hatches são equipados com motor 1.0 de 3 cilindros, não agradando há alguns motoristas. O acabamento e isolamento acústico também deixa a desejar em alguns deles.
Sedã
Segundo Furtado, os sedans são a escolha ideal para quem valoriza conforto e estabilidade.
“O Sedã é o tipo de carro que prioriza o bem-estar de todos a bordo, tornando cada viagem mais confortável, seja no trânsito do dia a dia ou em longos trajetos”, finaliza Leonardo Furtado.
Vantagens
Espaço é a palavra que define a maior parte dos sedans disponíveis do mercado, em especial o porta-malas.
Além disso, você tem modelos com excelente custo-benefício em relação ao consumo, como é o caso do Onix Plus com seus quase 17 km/l na estrada.
São modelos seguros, como o próprio Onix Plus, assim como os Nissan Sentra e Versa, Toyota Corolla, BYD King, entre outros.
Desvantagens
Com o tempo, a categoria foi perdendo espaço para os SUVs e hatches e em 2023 deteve 18% do mercado. Razão que levou a retirada de alguns modelos do mercado e falta de peças de reposição.
Fora isso, não há muitas desvantagens, apenas a maior dificuldade de manobrar um sedan maior e a posição de dirigir um pouco mais baixa em relação aos SUVs.
Leia também:
Carros usados ficam mais baratos – É um bom momento para comprar?
Eai, qual dessas três categorias prefere: SUV, sedã ou hatch? Conte para gente nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.