SUV que devia ser mais valorizado: é bom e quase ninguém compra
Este SUV poderia vender mais, já que se trata de um excelente carro. Veja no post este modelo que é bom e quase ninguém compra.
O Mitsubishi Eclipse Cross combina a robustez do 4×4 com tecnologia avançada e credibilidade da marca japonesa. No entanto, é bom e quase ninguém apesar da qualidade. Suas vendas foram modestas em 2023, totalizando 3.989 unidades (dados da Fenabrave).
Mas afinal, por que o veículo não está conquistando o mercado como esperado? Vamos tentar desvendar este mistério nas próximas linhas.
Mitsubishi Eclipse é injustiçado? SUV é bom e quase ninguém compra
Vamos começar fazendo um resumo do carro. A atual versão 2024 apresenta um design totalmente redesenhado, um interior com opção de revestimento na cor cinza-claro, além de mais espaço no porta-malas e avanços em termos de tecnologia.
Equipado com um motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, o modelo ainda conta com câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas, tração dianteira ou integral integral automática na HPE-S S-AWC.
Além disso, conta com uma recursos de segurança e conforto, como:
- Controle de Tração e Estabilidade
- Estilo Dynamic Coupé com melhor visibilidade traseira
- Rodas de liga leve aro 18″ com acabamento diamantado,
- Bancos traseiros reclináveis
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Luz de condução diurna (DRL), Full airbags
- Assistente de partida em rampa, entre outros.
- Regulagem elétrica manual de altura dos faróis
- Sistema RISE – Estrutura reforçada, mais leve e com ampla capacidade de deformação
- TPMS – Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Concorrência acirrada pode ser a explicação
Apesar disso tudo, o Eclipse Cross ainda enfrenta desafios no mercado, devido a diferentes fatores.
O carro compete com Honda HRV, Corolla Cross, Jeep Compass, entre outros SUVs. É um campo acirrado, com questões relacionadas à estratégia de marketing e distribuição, entre outros aspectos que influenciam as decisões de compra.
Por exemplo, apesar de ser maior e mais barato do que o Compass, ainda não vende tanto. Veja as medidas:
- Compass mede 4.404 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.660 mm de altura
- Eclipse Cross mede 4.545 mm de comprimento, 2.607 mm de largura e 1.685 mm de altura.
O motivo pode ser o melhor trabalho da Jeep em relação ao número de concessionárias, propaganda e a percepção de marca por parte do público.
Vale ressaltar que a nova versão reestilizada do modelo ainda não caiu nas graças do público. Mais moderno, com design mais agressivo e mais barato que os concorrentes, ainda é cedo para dizer se o Eclipse Cross vai ou não emplacar nas vendas em 2024.
Quanto custa um Eclipse Cross?
O preço do Eclipse Cross em sua versão de entrada é de R$ 169.990.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.