SUV mais vendido do Brasil passa por teste de colisão: será que é seguro?
SUV mais vendido do Brasil passa por teste de colisão: será que é seguro? Veja a avaliação do Latin Ncap sobre o modelo.
O SUV mais vendido do Brasil, o VW T-Cross produzido na fábrica de São José dos Pinhais – PR, ganhou 5 (cinco) estrelas na avaliação do Latin Ncap, entidade que avalia o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina.
O modelo se destacou em diversas categorias, demonstrando um alto nível de segurança para ocupantes adultos e crianças, assim como recursos avançados de assistência ao motorista.
O SUV mais vendido do Brasil é seguro?
Não é a primeira vez que o T-Cross modelo leva nota máxima nos crash tests (teste de colisão). Em 2019, em sua primeira avaliação, também obteve nota 5, porém os sob protocolos mais brandos que os atuais.
Em sua avaliação, o T-Cross obteve:
- 92,31% de aprovação para a proteção de Ocupante Adulto
- 89,80% em Ocupante Infantil
- 65,62% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias
- 84,96% em Assistência à Segurança.
Segundo a Latin Ncap, o veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).
Em geral, o T-Cross apresentou bom nível de segurança. A estrutura de impacto estáveis foi considerada robusta e capaz de garantir a proteção dos ocupantes em caso de colisão.
“O modelo mostrou proteção adequada boa para adultos nos testes dinâmicos de colisão frontal e lateral, enquanto no impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito. O teste de chicotada cervical também oferece proteção marginal”, destaca a avaliação.
Recursos de segurança
O modelo também apresentou recursos de assistência ao motorista eficientes, com destaque para:
- Seis airbags
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de colisão frontal
- Assistência de permanência de faixa (opcional)
- Detecção de ponto cego (opcional).
Todos os três sistemas Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) avaliados alcançaram bons níveis de desempenho, assim como o Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS), que atendeu aos requisitos técnicos. Ambos são oferecidos como itens de série em todas as versões.
“A Volkswagen lidera em termos de desempenho de segurança com o T-Cross e envia uma mensagem clara aos consumidores de que os modelos com desempenho cinco estrelas nos segmentos menores são viáveis e estão disponíveis no mercado”, ressaltou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin Ncap.
O Latin Ncap avalia a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos carros e recomenda aos consumidores que adquiram as versões mais equipadas com tecnologias de segurança.
Leia também:
1, 2, 3 e 4 motivos para não comprar o SUV mais vendido do Brasil
Você teria um VW T-Cross? É um modelo bem seguro. Conte para nós aqui nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.