SUV mais barato do Brasil, Fiat Pulse é o único com preço abaixo de R$ 100 mil

Conheça os detalhes do SUV mais barato do Brasil, o Fiat Pulse Drive 1.3; modelo é o único do segmento a custar menos de R$ 100 mil

A categoria de utilitários esportivos tem caído no gosto do consumidor brasileiro. No entanto, resta apenas um único modelo no país com preço abaixo de R$ 100 mil: o Fiat Pulse com transmissão manual. Veja a seguir o preço e todos os detalhes sobre o SUV mais barato do Brasil.

Fiat Pulse 1.3 manual é o SUV mais barato do Brasil (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat Pulse 1.3 manual é o SUV mais barato do Brasil

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. A constante procura por automóveis mais versáteis e completos é responsável por alterar, inclusive, a lista dos carros mais emplacados do país.

Entre os 10 veículos mais vendidos no acumulado de 2022, três deles são SUVs, conforme dados da Fenabrave, a Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

No entanto, quem deseja ter um veículo com motorização eficiente, maior altura do solo, espaço interno e maior nível de tecnologia embarcada, precisa estar preparado para desembolsar um valor considerável.

Hoje, o SUV mais barato do Brasil tem preço de R$ 96.590. Trata-se do Fiat Pulse 2023 1.3 manual, o único com valor abaixo dos R$ 100 mil. Para os motoristas que desejam mais conforto durante a condução, sem a necessidade de trocar marchas manualmente, é preciso preparar o bolso e desembolsar mais de R$ 100 mil.

Nesse caso, a mesma versão de acabamento pode ser comprada por R$ 103.590 quando incluso o câmbio automático do tipo CVT – no lugar da transmissão manual de cinco marchas. O motor segue o mesmo, 1.3 Firefly flex.

Conheça os detalhes do SUV mais barato do Brasil

O Fiat Pulse foi apresentado no mercado brasileiro no ano passado como o primeiro SUV da marca no país. A versão mais acessível tem embaixo do capô o motor 1.3 Firefly, que gera 107/98 cv de potência com etanol e gasolina, respectivamente. O torque é de 13,7/13,2 kgfm, na mesma ordem.  A transmissão é manual de cinco marchas.

Em relação ao desempenho, segundo dados da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 11,7 segundos e a velocidade máxima é de 178 km/h.

Sobre o consumo, com etanol o carro faz 9,1 km/ na cidade e 10,1 km/l na estrada. Com gasolina, o SUV garante as médias de 12,6 km/l no ciclo urbano e 14,7 km/l no perímetro rodoviário.

Já em relação aos equipamentos, o carro conta com alarme antifurto, ar-condicionado automático e digital, central multimídia com tela de 8,4 polegadas sensível ao toque e espelhamento sem fio de Apple CarPlay e Android Auto, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas, comandos de voz, volante multifuncional e duas portas USB, entre outros.

O Pulse Drive1.3 manual 2023 também conta com faróis em LED com luzes de rodagem diurna (DRL) integradas, maçanetas externas e retrovisores sem pintura e rodas em aço, de 16 polegadas, com calotas.

Rodas de liga leve de 16″ viraram opcionais para o Pulse Drive com a chegada da linha 2023 (Foto: Divulgação/Fiat)

A lista de itens de segurança traz 4 airbags, alerta de não utilização do cinto de segurança, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente partida em rampa e controle de cruzeiro.

Quais os concorrentes do Pulse 1.3 manual?

O SUV mais barato do país não tem concorrentes diretos com câmbio manual, já que os rivais trazem sempre transmissão automática em todas as versões. No caso do Kicks Active (R$ 110.990), por exemplo, o câmbio é automático do tipo CVT.

A antiga geração do Hyundai Creta, vendida na versão Action, também disputa mercado com o SUV da Fiat. No entanto, o modelo também é ofertado somente com transmissão automática e custa R$ 110.990.

O novo Peugeot 2008 2023 também entra na lista. O utilitário esportivo da montadora francesa também tem valor acima dos R$ 100 mil, após o último reajuste na tabela. O veículo é ofertado por R$ 102.990, na versão Allure, com motor 1.6 e transmissão automática.

Versão de entrada do Pulse tem central multimídia de 8,4″ e ar-condicionado automático digital (Foto: Divulgação/Stellantis)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile