SUV mais barato do Brasil decepciona em teste de segurança

SUV mais barato do Brasil, o Fiat Pulse recebeu uma nota baixa em seu teste de segurança da Latin NCAP. Entenda!

Mais um carro do grupo Stellantis deixa a desejar no quesito segurança. O Fiat Pulse, o SUV mais barato do Brasil, obteve apenas 2 (duas) estrelas no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP.

SUV mais barato do Brasil, Fiat Pulse, decepciona em testes de segurança - Foto: Latin NCAP

 

SUV mais barato do Brasil, Fiat Pulse, decepciona em testes de segurança – Foto: Latin NCAP

 

SUV mais barato do Brasil leva apenas 2 estrelas em teste de segurança

De acordo com a Latin NCAP, a carência na proteção lateral para a cabeça, baixa pontuação na proteção dos ocupantes infantis, disponibilidade limitada do ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) são os principais problemas do veículo. 

Embora tenha 4 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o Fiat Pulse apresenta uma série de limitações, que segundo a entidade o impedem de obter melhores classificações

O SUV alcançou as seguintes pontuações:

  • 67,18% em Ocupante Adulto
  • 55,88% em Ocupante Infantil
  • 45,39% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas 
  • 55,81% em Assistência à Segurança. 

Entre os testes realizados estão o impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose.

Os testes foram realizados na versão de entrada do Pulse (Driver 1.3 MT) vendida a R$ 100.990. Outras versões oferecem como opcionais, a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

Veja abaixo o vídeo dos testes:

A Latin NCAP ressalta ainda que o veículo oferece airbags padrão, mas não disponibiliza os airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros. 

“Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta”, ressalta o relatório.

O problema mais grave diz respeito à proteção dos ocupantes crianças, limitada na cabeça em impactos frontais e laterais. Além disso, há pouco espaço para a instalação dos SRIs ISOFIX.

O que diz a Latin NCAP

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, enfatizou:

“O Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo.

Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados.

Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes.”

Já Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, pede à Fiat e ao grupo Stellantis que melhorem a segurança básica em toda a sua frota, priincipalmente na melhora da proteção da cabeça.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA