SUV mais barato do Brasil custa R$ 91.990, mas vale a pena?

SUV mais barato do Brasil custa R$ 91.990, mas vale a pena? Vamos tentar responder apresentando os pontos positivos e negativos do modelo.

O SUV mais barato do Brasil atualmente é o Citroën Basalt na versão Feel 1.0 MT. A intenção da marca foi trazer ao mercado um veículo acima dos hatches, com mais espaço, design diferenciado, mas sem abrir mão do custo-benefício. 

Com preço inicial de R$ 91.990 na cor preta, a versão de entrada de entrada vale a pena? Nós do Garagem360 vamos tentar responder no post. 

SUV mais barato do Brasil vale a pena?

Vamos começar com uma pequena análise dos pontos negativos e positivos. 

O principal “contra” é o motor 1.0 que na minha opinião nem deveria estar nesse carro. É o Firefly da Stellantis que equipa o Argo. O motor entrega 75 cv, mas o Argo pesa 1.050 quilos. O Basalt tem 1.120 quilos. 

Essa diferença pode dificultar um pouco a vida do proprietário. Os próprios números afirmam isso. O Basalt em sua versão de entrada acelera de 0 a 100 km em “dois dias úteis”. Brincadeiras à parte, a Citroën não divulgou a aceleração, mas as medições não oficiais marcam até 16,2 segundos com gasolina. 

Outro ponto negativo é o acabamento interno, com materiais mais simples, em especial o plástico rígido, muito comum em veículos dessa faixa de preço. 

Vale a pane comprar o Basalt - SUV mais barato do Brasil? Foto: Divulgação
Vale a pane comprar o Basalt – SUV mais barato do Brasil? Foto: Divulgação

Os pontos positivos do Basalt

Começa pela plataforma modular CMP da Stellantis, mais moderna e segura. Na Índia, o órgão que avalia o nível de segurança dos veículos atribuiu nota 4 de 5 para o Basalt de lá, que é bem parecido com o daqui.  

Quando ao design, o Basalt é um SUV cupê estiloso, que lembra um pouco outros modelos como Fastback, mas nada que lhe tire seu charme. Segundo a marca, o visual mistura a elegância dos cupês com a robustez dos SUVs. 

O espaço também conta ponto. Ele mede 4343 mm de comprimento, 1765 mm de largura, 1593 mm de altura e 2645 mm de entre-eixos e o porta-malas 490 litros.

Citroën Basalt - Foto: Divulgação
Citroën Basalt – Foto: Divulgação

 

Os itens de série ajudam mesmo na versão de entrada:

  • Painel digital colorido de 7” customizável

  • Airbags laterais dianteiros

  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante

  • Câmera de ré

  • Três entradas USB

  • Luzes de condução diurna (DRL) com leds

  • Seis alto-falantes

  • Ar-condicionado

  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura

  • Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60

Versões com motor 1.0 Turbo valem a pena

O Basalt tem outras duas versões: Feel Turbo e Shine Turbo. Ambas são equipadas com o motor T200 flex, o 1.0 turbo da Stellantis, que equipa Fiat Fastback, Pulse, Strada, Peugeot 208 e a família Citroën C3. 

No SUV gera 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. Com esse propulsor o 0 a 100 reduz para 9,2 segundos.

Veja aqui quanto custa as demais versões do Citroën Basalt

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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