SUV “indestrutível”? BYD derruba árvore gigante sobre o teto do U8 e resultado impressiona
BYD YangWang U8 resiste a queda de árvore em teste extremo. Veja como SUV de 1.200 cv suportou impacto equivalente a queda de 40 andares
A BYD elevou o nível dos testes de segurança ao jogar uma palmeira maciça sobre o seu SUV de luxo, o YangWang U8. O objetivo era provar que o carro é praticamente um tanque de guerra e garantir a sobrevivência dos ocupantes em cenários de catástrofe. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
SUV da BYD derruba árvore gigante
Esqueça os testes de colisão controlados em laboratório. A YangWang, divisão de ultra luxo da BYD, decidiu ser radical para vender a imagem de “carro indestrutível”. A engenharia da marca içou uma árvore gigantesca na posição vertical e a soltou, em queda livre, diretamente sobre o teto do SUV.
Para garantir que não foi sorte, o processo foi repetido três vezes, aumentando a altura a cada rodada para amplificar a energia cinética do golpe.
Segundo a fabricante, a força do impacto final equivale a uma unidade de ar-condicionado caindo do 40º andar de um prédio (cerca de 120 metros de altura). Um cenário que, na maioria dos carros comuns, seria fatal.
Leia na sequência Despencou: BYD anuncia nova tabela agressiva para PCD e CNPJ
O que aconteceu com o carro?
O U8 não saiu ileso — a estrutura metálica acima das portas sofreu amassados visíveis —, mas cumpriu sua missão principal: preservar a célula de sobrevivência. Mesmo após as pancadas, a porta do motorista abriu normalmente. Isso é vital para que os passageiros saiam ou para que socorristas tenham acesso imediato.
Além disso, os vidros não estilhaçaram e a suspensão, assim como as rodas, não cederam com o peso da árvore. O teste vai muito além das normas de segurança da China, provando que o carro foi projetado para situações de “fim de mundo”. Veja o vídeo abaixo!
Como é o BYD YangWang U8?
A resistência estrutural é apenas um dos trunfos do YangWang U8. O modelo é uma vitrine tecnológica da BYD. Veja só:
- Potência: entrega surreais 1.196 cv e 131 kgfm de torque;
- Motores: possui 5 motores (4 elétricos, um em cada roda, e um 2.0 turbo a combustão que serve apenas como gerador);
- Performance: vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos;
- Habilidade anfíbia: graças à vedação e ao controle independente das rodas, o SUV consegue flutuar e navegar em trechos alagados por curtos períodos.
Vendo um teste brutal desses, você confiaria a segurança da sua família a um carro chinês de ultra luxo ou ainda prefere a tradição de marcas como Land Rover e Mercedes? Comente aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

