O presente (e o futuro) da indústria automotiva passa pela eletrificação. Seguindo esse contexto, a Volvo irá suceder um de seus modelos híbridos por um totalmente elétrico. Veja!
Novo SUV elétrico da Volvo
A Volvo, uma das principais marcas quando o assunto é eletrificação automotiva, vai substituir o atual XC60 pelo novo SUV elétrico EX60.
A data para a atualização da linha está marcada para o próximo ano e faz parte da atual estratégia da marca em âmbito internacional.
O EX60 será o quarto SUV elétrico da Volvo e chega com uma tarefa nada simples, já que o atual XC60 é o modelo mais vendido da marca sueca ao redor do mundo.
Novo EX60
O Volvo EX60 será baseado na plataforma de construção SPA 2 e contará com uma bateria estrutural ou de 800 V.
O modelo contará ainda com assoalha de alumínio como forma de reduzir o peso do veículo e facilitar a condução.
A expectativa da marca europeia é entregar um modelo com ótima experiência de dirigibilidade e uma autonomia na casa dos 645 km.
Ao que tudo indica, o EX60 terá condução autônoma de nível 3 com sistemas avançados para segurança, eficiência e conforto, além de softwares evoluídos como sensores de ambientes e objetos.
Mais informações sobre o novo SUV elétrico da Volvo, assim como outras informações da marca sueca, você acompanha no Garagem360.
Confira o test-drive do cupê 100% elétrico C40 em nosso Canal no Youtube!
Modelo mais vendido da Volvo
Quando chegar ao mercado, o EX60 terá o desafio de substituir o carro mais vendido da Volvo.
No mundo todo, o XC60 teve em 2023, um volume de emplacamentos de 228.646 unidades.
Já no Brasil, o modelo soma em 2024, 1.081 vendas de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
O Volvo XC60 conta com motor T8 que gera 468 cavalos de potência combinada e torque de 72,2 kgfm de torque, além de transmissão automática de oito velocidades.
Sua autonomia alcança os 78 km e a velocidade máxima de 180 km.
Confira o teste do Garagem360 com o XC60 híbrido!