SUV elétrico da Jaguar, I-Pace emite som para alertar pedestres
Sem o som característico de um motor de combustão, o SUV elétrico Jaguar I-Pace precisava de uma nova forma de alertar sua aproximação para pessoas cegas.
Sem o som característico de um motor de combustão, o SUV elétrico Jaguar I-Pace precisava de uma nova forma de alertar sua aproximação para pessoas cegas, com dificuldades de visão e pedestres mais vulneráveis. A solução da marca inglesa foi desenvolver o sistema Audible Vehicle Alert System (AVAS).
Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), valor mínimo exigido pela legislação europeia para todos os veículos elétricos lançados a partir de julho de 2019.
Som SUV elétrico
O som emitido pelo I-Pace foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, que é uma organização beneficente importante no Reino Unido. “A ausência de som de um motor convencional nos veículos elétricos criou um problema para os pedestres. Essa situação é mais evidente quando o carro circula em baixa velocidade no centro das cidades ou dentro de um estacionamento”, afirma Iain Suffield, técnico especialista da Jaguar em NVH (Noise, Vibration and Harshness).
“A nossa tecnologia não pode ser desligada e estamos orgulhosos por contar com o apoio da associação de Cães Guia, pois isso garante que os nossos produtos sejam testados pelo público-alvo e por pessoas reais”, completa Iain.
Desenvolvimento
Os engenheiros da Jaguar trabalharam durante quatro anos para desenvolver um som que fosse audível e discreto no exterior, porém inaudível dentro da cabine. Os testes iniciais inspirados nas naves espaciais dos filmes de ficção científica tiveram de ser colocados de lado, uma vez que os pedestres reagiam olhando para o céu e não para a estrada sempre que um veículo elétrico se aproximava.
Os engenheiros testaram vários sons em diversos ambientes, incluindo uma sala anecoica – espaço onde não há eco, e em vários locais urbanos, antes de chegar ao som final do I-Pace. Ele é emitido por um alto-falante localizado atrás da grade dianteira, que pode ser ouvido a partir de qualquer direção e que não pode ser desligado.
Volume
Tom e volume aumentam conforme o veículo vai acelerando. Quando a marcha ré é acionada, um tom adicional que indica a mudança de direção é emitido. O sistema AVAS não funciona em altas velocidades, pois nesse momento os barulhos aerodinâmicos e de rodagem são suficientes para alertar os pedestres.
Outros elétricos
Na galeria, confira outros carros elétricos que rodam pelo mundo.