SUV da Honda mais barato que o HR-V tem data de lançamento confirmado

A Honda informou, nesta segunda-feira (31), que deu início à produção do novo SUV global da marca, que será concentrada inicialmente na Índia. O novo modelo terá dimensões semelhantes ao do nosso conhecido Honda HR-V, devendo ter um preço de venda significativamente mais barato do que este.

Saiba tudo sobre o lançamento do SUV da Honda

SUV da Honda mais barato que o HR-V tem data de lançamento confirmada
Honda Elevate será mais barato que o seu antecessor HR-V (Foto: Divulgação/Honda India)

O novo SUV em questão é o Honda Elevate. Embora o lançamento inicial seja focado no mercado doméstico indiano, o país asiático também servirá como centro de exportação do modelo para outras partes do mundo, atendendo à forte demanda por SUVs globalmente.

Além do anúncio do início da produção, a Honda confirmou que o SUV terá seu lançamento no mercado indiano no próximo mês de setembro. Especula-se que o Elevate possa chegar ao Brasil a partir de 2024, primeiramente importado, para depois tomar o lugar do Honda HR-V na linha de produção nacional da Honda.

VEJA TAMBÉM

O Honda Elevate mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 1.650 mm de altura, dimensões muito semelhantes à do HR-V (4.335 mm, 1.790 mmm e 1.590 mm, respectivamente), com distância em relação ao solo de 220 mm e entre-eixos de 2.650 mm.

Segundo o que tem sido publicado pela imprensa da Índia, o novo SUV será cerca de 40% mais barato que o HR-V.

Design com apelo global

SUV da Honda mais barato que o HR-V tem data de lançamento confirmada
Honda Elevate (Foto: Divulgação/Honda India)

Desenvolvido no conceito chamado ‘Urban Freestyler’, o Elevate visa atrair clientes com estilos de vida ativos com uma mentalidade global. Segundo a Honda, o modelo “combina estética de ponta com funcionalidade para criar um visual deslumbrante, incrivelmente versátil, confortável e divertido de dirigir”.

O Honda Elevate apresenta um design exterior arrojado com uma frente marcante e linhas traseiras exclusivas, que se unem para criar um veículo com forte presença na estrada. 

Tem mais sobre a Honda aqui: Honda City deve mudar em breve e se assemelhar ao modelo indiano; veja fotos

A grade exclusiva da Honda é ladeada por elegantes faróis de LED, enquanto o perfil lateral enfatiza o caráter esportivo do SUV e a traseira apresenta um design distinto com lanternas também de LED.

A linha de cintura alta oferece uma sensação de cabine protegida e segura. A lateral do modelo tem um layout clean. Rodas de liga leve R17 com acabamento em dois tons completam o visual elegante.

O Elevate foi desenvolvido pelo centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda localizado na Tailândia. A equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Índia trabalhou especificamente para entender clientes-alvo em potencial por meio de extensas pesquisas de mercado que refletem suas três principais motivações para a compra de SUVs.

Isso inclui design exterior elegante e arrojado, pacote de segurança forte com segurança ativa e passiva e conforto geral ao viajar por longas distâncias com espaço interno generoso.

Design interno “Progressivo e Protetor”

O conceito de design de interiores chamado de “Progressivo e Protetor” visa ao conforto, funcionalidade e segurança. A coordenação interna de cores, materiais e acabamentos traz um belo contraste entre marrom e preto para proporcionar uma sensação de conforto e despojamento.

A distância entre eixos proporciona amplo espaço para as pernas. O generoso porta-malas abriga 458 litros de bagagem.

No painel, destaque para o display com animação gráfica TFT colorido de alta definição de 7 polegadas, que permite que o motorista personalize as operações, como configuração do medidor, acesso sem chave, configuração de iluminação, porta e do sistema Honda Sensing.

A central multimídia tem tela sensível ao toque de 10,25 polegadas de alta definição. O sistema permite conexão de smartphones via Apple CarPlay, Android Auto, Weblink, Bluetooth e USB.

SUV da Honda mais barato que o HR-V tem data de lançamento confirmada
Painel do Honda Elevate traz multimídia com te;a de 10,25″ (Foto: Divulgação/Honda India)

Motorização

No coração do Honda Elevate, em sua configuração inicial de lançamento, está o motor 1.5 i-VTEC DOHC a gasolina, que oferece alta eficiência de combustível, baixa emissão e desempenho de direção dinâmico. 

O avançado motor produz 129 cv de potência e 14,8 kgf.m de torque máximo. Há duas opções de transmissão; a manual de seis marchas e automática do tipo CVT de sete velocidades.

Após o lançamento, a Honda deverá disponibilizar outras opções de motorização para seu novo SUV, incluindo uma 100% elétrica.

Segurança

O Novo Elevate incorpora o padrão global de segurança da Honda, oferecendo uma série de recursos avançados de segurança ativos e passivos, como: 

  • Seis airbags; 
  • Freios antiblocantes (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD);
  • Assistente de partidas em rampa;
  • Controle de estabilidade;
  • Câmera Honda Lane Watch e câmera traseira multiângulo:
  • Bancos laterais traseiros compatíveis com sistema Isofix para assentos de criança.

O Honda Elevate é dotado, ainda, sa inovadora tecnologia de segurança do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (Honda Sensing). 

Essa tecnologia utiliza uma câmera frontal de alto desempenho com um sistema de detecção de grande angular e de longo alcance para escanear a estrada à frente. Com isso, é capaz de alertar o motorista para minimizar o risco de acidentes e, em alguns casos, intervir para evitar uma colisão. 

Sistema de frenagem de mitigação de colisão (CMBS), Mitigação de saída de estrada (RDM), Sistema de assistência de manutenção de faixa (LKAS), Sistema de notificação de saída de carro principal e Farol alto automático são alguns dos recursos associados ao Honda Sensing.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar