SUV Basalt tem motor já consagrado no Brasil para não decepcionar

O SUV Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta interessante: estilo SUV cupê, com design moderno e preço competitivo, mas sem abrir mão de um conjunto mecânico consagrado. 

SUV Basalt chega com duas motorizações diferentes - Foto: Divulgação
SUV Basalt chega com duas motorizações diferentes – Foto: Divulgação

 

Qual é o motor do SUV Basalt?

A Stellantis, conglomerado de marcas, ao qual a Citroën faz parte, equipou o Basalt com duas opções de motorização: o 1.0 Firefly aspirado e 1.0 turbo, o Turbo 200, ambos já conhecidos por sua presença e desempenho em outros modelos do grupo. 

1.0 Firefly

A versão de entrada do Basalt, a Feel 1.0 MT5, é equipada com o motor 1.0 Firefly, reconhecido por seu torque elevado para o segmento aliado, baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases. 

Construído em bloco de alumínio, esse motor de 3 cilindros e 6 válvulas em comando único consegue gerar:

  • 71 cv e 10 kgfm com gasolina 
  • 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. 

Consumo é de 

  • 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina
  • 9,3 na cidade e 10,2 km/litro na estrada , com etanol. 

No Basalt é associado com o câmbio manual de 5 marchas.

Motor Firefly 1.0 - Foto: Divulgação
Motor Firefly 1.0 – Foto: Divulgação

 

“O motor 1.0 Firefly é conhecido por toda a região graças à sua eficiência e robustez comprovados por milhões de quilômetros rodados a bordo de diferentes produtos da Stellantis”, reforça a marca.

Também equipa: Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Cronos, Fiat Mobi e Peugeot 208 (segunda geração). 

Turbo 200

O motor Turbo 200 equipa as versões Feel, Shine e First Edition. Seu diferencial é a injeção direta e sistema Multiair III, o que facilita o controle das válvulas de admissão.

É capaz de gerar:

  • 125 cv com gasolina e 20,4 kgfm 
  • 130 cv com etanol e 20,4 kgfm.

O consumo é de

  • 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina
  • 8,3 na cidade e 9,6 km/litro na estrada, com etanol. 

No Basalt é associado ao câmbio CVT que simula 7 marchas. 

Motor Turbo 200 - Foto: Divulgação
Motor Turbo 200 – Foto: Divulgação

 

“O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência”, ressalta a Stellantis.

Também equipa: Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Strada, Citroën C3 YOU e C3 Aircross, e Peugeot 208 Turbo. 

Quanto custa o Citroën Basalt?

O Citroën Basalt é um SUV cupê recém lançado pelo preço inicial de R$ 89.990 com motor 1.0 Firefly e a partir de R$ 96.990 com motor T200. 

Veja os preços das versões do Citroën Basalt:

  • Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390

Leia também: Qual SUV de 7 lugares comprar? Veja opções

E você confia nesses dois motores? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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