SUV Basalt tem motor já consagrado no Brasil para não decepcionar

SUV Basalt tem motor já consagrado no Brasil para não decepcionar. Veja as duas opções de motorização.

O SUV Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta interessante: estilo SUV cupê, com design moderno e preço competitivo, mas sem abrir mão de um conjunto mecânico consagrado. 

SUV Basalt chega com duas motorizações diferentes - Foto: Divulgação
SUV Basalt chega com duas motorizações diferentes – Foto: Divulgação

 

Qual é o motor do SUV Basalt?

A Stellantis, conglomerado de marcas, ao qual a Citroën faz parte, equipou o Basalt com duas opções de motorização: o 1.0 Firefly aspirado e 1.0 turbo, o Turbo 200, ambos já conhecidos por sua presença e desempenho em outros modelos do grupo. 

1.0 Firefly

A versão de entrada do Basalt, a Feel 1.0 MT5, é equipada com o motor 1.0 Firefly, reconhecido por seu torque elevado para o segmento aliado, baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases. 

Construído em bloco de alumínio, esse motor de 3 cilindros e 6 válvulas em comando único consegue gerar:

  • 71 cv e 10 kgfm com gasolina 
  • 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. 

Consumo é de 

  • 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina
  • 9,3 na cidade e 10,2 km/litro na estrada , com etanol. 

No Basalt é associado com o câmbio manual de 5 marchas.

Motor Firefly 1.0 - Foto: Divulgação
Motor Firefly 1.0 – Foto: Divulgação

 

“O motor 1.0 Firefly é conhecido por toda a região graças à sua eficiência e robustez comprovados por milhões de quilômetros rodados a bordo de diferentes produtos da Stellantis”, reforça a marca.

Também equipa: Citroën C3, Fiat Argo, Fiat Cronos, Fiat Mobi e Peugeot 208 (segunda geração). 

Turbo 200

O motor Turbo 200 equipa as versões Feel, Shine e First Edition. Seu diferencial é a injeção direta e sistema Multiair III, o que facilita o controle das válvulas de admissão.

É capaz de gerar:

  • 125 cv com gasolina e 20,4 kgfm 
  • 130 cv com etanol e 20,4 kgfm.

O consumo é de

  • 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina
  • 8,3 na cidade e 9,6 km/litro na estrada, com etanol. 

No Basalt é associado ao câmbio CVT que simula 7 marchas. 

Motor Turbo 200 - Foto: Divulgação
Motor Turbo 200 – Foto: Divulgação

 

“O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência”, ressalta a Stellantis.

Também equipa: Fiat Pulse, Fiat Fastback, Fiat Strada, Citroën C3 YOU e C3 Aircross, e Peugeot 208 Turbo. 

Quanto custa o Citroën Basalt?

O Citroën Basalt é um SUV cupê recém lançado pelo preço inicial de R$ 89.990 com motor 1.0 Firefly e a partir de R$ 96.990 com motor T200. 

Veja os preços das versões do Citroën Basalt:

  • Citroën Basalt Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel 1.0T CVT – R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine 1.0T CVT – R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition 1.0T CVT – R$ 107.390

Leia também: Qual SUV de 7 lugares comprar? Veja opções

E você confia nesses dois motores? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA