SUV Arkana 2024 é renovado e Renault deixa o brasileiro chupando dedo

O renovado e atraente SUV Renault Arkana 2024 é lançado na Europa. O motorista brasileiro ficará novamente apenas na vontade.

Quando o SUV Arkana foi apresentado na Europa, em outubro de 2020, havia a expectativa de que a Renault iria também produzi-lo e comercializá-lo no Brasil logo na sequência. Passados quase três anos, a marca francesa lançou, nesta quarta-feira, o renovado e atraente Renault Arkana 2024. O motorista brasileiro ficará novamente apenas na vontade.

Entenda por que o SUV Renault Arkana 2024 traz frustração para o motorista brasileiro

Renault Arkana 2024 traz o estilo SUV coupé (Foto: Divulgação/Renault)

De fato, há cerca de dois anos, uma unidade camuflada do SUV Arkana na versão E-Tech (híbrida) foi flagrada rodando em testes nas imediações da fábrica brasileira da Renault, na Região Metropolitana de Curitiba-PR.

Criou-se uma grande expectativa, mas desde então nada mais se falou de concreto sobre a chegada do carro ao País.

O Renault Arkana comemorou recentemente a marca de 163 mil unidades vendidas, e hoje é um dos carros-chefes da marca no segmento de veículos eletrificados.

Em comunicado nesta quarta-feira (12), a Renault afirma que a pré-venda do SUV Renault Arkana 2024 “se inicia no decorrer do terceiro trimestre de 2023, conforme o país” – referindo-se à Comunidade Europeia, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Israel e (pasmem!) Chile.

O brasileiro, mais uma vez, será privado da opção de possuir esse atraente SUV cupê – um estilo de design que foi introduzido no Brasil pelo Fiat Fastback, com o qual certamente iria disputar espaço no mercado nacional.

Nova identidade visual

Renault Arkana 2024 (Foto: Divulgação/Renault)

O SUV Renault Arkana 2024 “complementando o design original fluido, imponente e robusto, passa a integrar a nova identidade para transitar ainda mais na Nouvelle Vague da marca”, segundo afirma a montadora. 

“Nouvelle Vague” refere-se a um dos movimentos mais relevantes da história do cinema, que surgiu na França na década de 1950, propondo uma nova estética (além de outros conceitos) para a produção cinematográfica.

O Arkana 2024 ostenta a logomarca Renault “Nouvel’R”, que aparece integrado na grade frontal, no centro de uma faixa em tom Black Piano, que faz a junção entre os faróis. O conjunto forma uma superfície plana e lisa, conferindo mais elegância ao modelo.

O design da logo “Nouvel’R” serve de base para o desenho da grade frontal, que revela uma repetição de losangos de forma deliberadamente desestruturada, harmonizando com o losango central. Vale lembrar que a logo da Renault é um losango.

Os traços laterais de cada losango se destacam visualmente, graças a um efeito esculpido em 3D que dá profundidade ao conjunto. Dependendo da versão de acabamento (Evolution, Techno ou Esprit Alpine), os traços aparecem em tom de Preto, Cromado Acetinado ou Cromado Preto, valorizando e diferenciando cada variante.

Na parte de trás, a logo que aparece no centro da tampa traseira é revestida – assim como na parte da frente – com um tom de preto cromado, o mesmo acabamento encontrado nas letras de identificação do nome e na ponteira do escapamento. 

Já as lanternas contam com um tratamento tipo cristal levemente fumê, proporcionando a elas um ar de modernidade.

O cromado dos elementos decorativos (grade frontal, contornos dos vidros, etc) deixa de existir em toda a gama, dando lugar – conforme a versão – aos tons preto, preto acetinado e black piano.

Bancos do SUV são de couro ecológico e suedine (Foto: Divulgação/Renault)

Nova versão Esprit Alpine

Assim como os modelos mais recentes da Renault, o Arkana oferece agora a versão de acabamento topo de linha Esprit Alpine, que visa a um estilo “esporte chique”.

Além da lâmina do para-choque frontal na cor cinza acetinado, o exterior desta versão de acabamento se diferencia pela logo na cor cinza xisto com contorno na cor black piano, cumprindo a função de adorno do para-lama. 

As novas rodas de 19 polegadas com desenho perfurado dão ao Arkana 2024 um visual tanto imponente como esportivo. A aerodinâmica da traseira é potencializada pelo novo spoiler, cujo recorte se harmoniza com o teto.

Do lado de dentro, os bancos são de couro sintético ecológico (contendo 10% de materiais de origem biológica) e suedine. Esses bancos são ornados com pespontos horizontais na cor azul, recebendo um logo Alpine no encosto. Por sua vez, os cintos de segurança se diferenciam pela presença de duas faixas na cor azul.

Os painéis das portas e o volante recebem costuras nas cores vermelha, branca e azul. A parte do painel que fica de frente para o passageiro dianteiro é revestida com um acabamento que remete à ardósia.

Seja qual for a motorização escolhida, a cabine da versão Esprit Alpine recebe a alavanca de câmbio “e-shifter”, que é desprovida de cabos mecânicos.

Mais itens de série

Multimídia agora traz navegação via satélite (Foto: Divulgação/Renault)

A lista de itens de série foi aprimorada com a navegação via satélite incluída no sistema de infoentretenimento Renault Easy Link. O sistema passa a ser compatível, por conexão sem fio, com Android Auto e Apple CarPlay. A tela sensível ao toque de 7 polegadas agora exibe informações em uma superfície ampliada.

Motor híbrido de 145 cv

A motorização E-Tech de 145 cv oferece ao Novo Renault Arkana prazer de dirigir, aliado à eficiência, ao dinamismo e à suavidade da motorização elétrica. A motorização combina dois motores elétricos (um “e-motor” de 36 kW e um motor de arranque de alta tensão de 18 kW) a um motor a combustão (a gasolina) de 4 cilindros, 1.6 litros de 94 cv.

Os propulsores são integrados a uma transmissão inteligente multimodos equipadas com acoplamentos de garras otimizada sem embreagem e a uma bateria de 1,2 kWh.

O câmbio conta com quatro relações de transmissão para o motor a gasolina e 2 relações para o motor elétrico principal. A motorização E-Tech híbrida oferece até 14 combinações de funcionamento entre o motor a combustão e o motor elétrico, otimizando o rendimento energético.

Todas as partidas são feitas no modo elétrico, portanto é possível rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade, proporcionando um ganho de consumo em ciclo urbano que pode chegar a até 40% em comparação com um motor a combustão clássico movido a gasolina. 

Graças à eficiência de sua motorização, as emissões de CO2 são limitadas a partir de 105 g/km, um excelente nível para a categoria. Além disso, esse modo de condução elétrica oferece silêncio durante a rodagem, além de nenhuma preocupação com a recarga.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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