Picape híbrida da Volkswagen é flagrada em testes no Brasil
A nova picape da Volkswagen, codinome VW 247 (Udara), é flagrada em testes na Rodovia dos Imigrantes. O modelo, que chega em 2026, deve ser o primeiro da marca no Brasil com tecnologia híbrida eTSI.
A Volkswagen está avançando com os testes de sua nova picape intermediária no Brasil. Conhecido pelo codinome VW 247 (Udara), o modelo foi flagrado na Rodovia dos Imigrantes, na Grande São Paulo. Apesar de ainda usar a carroceria de um Tiguan Allspace para camuflar seu design, a nova picape tem lançamento previsto para 2026.
Picape híbrida da Volkswagen é flagrada em testes no Brasil
A grande novidade do projeto Udara é a estreia do sistema híbrido eTSI e da plataforma MQB Hybrid no Brasil. Essa base é uma evolução da arquitetura MQB, já usada em modelos como Polo e T-Cross, mas preparada para acomodar a tecnologia eletrificada.
Sob o capô, a picape deve ser equipada com o motor 1.5 eTSI Evo2 flex, que entrega 150 cv e 250 Nm de torque. O sistema micro-híbrido de 48V, mais avançado que os já vistos em modelos da Stellantis, substitui o alternador e o motor de arranque, ajudando a economizar combustível e podendo até mesmo desligar o motor a combustão em algumas situações.
Concorrência forte e produção nacional
A nova picape da Volkswagen será produzida em São José dos Pinhais (PR) e terá porte semelhante ao de modelos como a Chevrolet Montana e a Fiat Toro. O design final deve seguir a identidade visual dos SUVs e picapes mais recentes da marca, com linhas modernas e uma estamparia inédita.
Para a transmissão, a Volkswagen pode optar por um câmbio automatizado DSG de sete marchas ou um automático convencional de oito. A suspensão traseira, por sua vez, deve usar um eixo rígido com molas semielípticas, uma solução conhecida por sua robustez em terrenos acidentados e com carga. Versões com motor apenas a combustão também são esperadas.
Com a tecnologia híbrida e a promessa de um design moderno, a nova picape da Volkswagen tem o que é preciso para competir com a Fiat Toro e a Chevrolet Montana?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.