Super seguro – Volkswagen Tera recebe cinco estrelas em segurança

O Volkswagen Tera conquistou 5 estrelas no Latin NCAP! Descubra os detalhes da avaliação de segurança do SUV compacto, seus pontos fortes e onde ele poderia melhorar para proteger ainda mais você e sua família.

O Volkswagen Tera, o mais novo SUV compacto da marca alemã, acaba de reforçar seu posicionamento no mercado com uma excelente notícia: a conquista da nota máxima de cinco estrelas nos rigorosos testes de segurança do Latin NCAP.

A organização não-governamental, que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina e Caribe, atestou o alto nível de proteção oferecido pelo modelo, colocando-o no patamar de seus irmãos Nivus e T-Cross, e superando o resultado de três estrelas do Polo em testes anteriores.

Volkswagen Tera recebe cinco estrelas em segurança

No crucial impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira móvel, o VW Tera demonstrou um desempenho geral muito bom. As medições revelaram notas “bom” e “adequado” na maior parte das áreas, indicando uma alta capacidade de proteção. O único ponto considerado “marginal” foi a proteção para o tórax do motorista, uma nota intermediária, mas a estrutura do veículo se mostrou estável e capaz de suportar impactos ainda mais severos, segundo a organização.

O SUV compacto também se destacou no crash-test lateral contra barreira, perdendo uma pontuação mínima. No entanto, o teste de impacto lateral contra poste apresentou um resultado de proteção marginal para a região do tórax. Mesmo com esses detalhes, a proteção geral para ocupantes adultos atingiu um impressionante 90%.

VW Tera recebe 5 estrelas do LAtin NCAP - Foto: Divulgação
VW Tera recebe 5 estrelas do Latin NCAP – Foto: Divulgação

 

Para a proteção de crianças, o Tera obteve uma média final de 87%. O Latin NCAP destacou que todas as cadeirinhas utilizadas nos testes ofereceram boa proteção para a cabeça dos ocupantes infantis, embora a proteção na área do peito tenha sido considerada limitada, impactando ligeiramente a pontuação final.

Pontos de Atenção: Pedestres e Sistemas de Segurança Opcionais

Um dos poucos quesitos onde o Tera não brilhou intensamente foi na proteção para pedestres, recebendo 76%. Apesar de contar com frenagem automática de emergência (AEB) de série, os testes de impacto revelaram áreas potencialmente perigosas nas colunas A e na base do para-brisa, além da região dos faróis, que se mostrou arriscada em caso de colisão com pedestres.

Por fim, no quesito de sistemas de segurança, o Tera alcançou uma média final de 85%. O veículo obteve bons resultados no teste do alce (simulação de desvio rápido), mas perdeu pontos importantes por oferecer o sensor de ponto cego e o assistente de permanência em faixa apenas como opcionais, e não de série. A inclusão desses itens como padrão certamente elevaria ainda mais sua pontuação nesse segmento.

VW Tera recebe 5 estrelas do LAtin NCAP - Foto: Divulgação
VW Tera recebe 5 estrelas do Latin NCAP – Foto: Divulgação

Embora existam pequenos pontos de melhoria, especialmente na proteção a pedestres e na inclusão de sistemas de segurança ativa de série, o SUV compacto se posiciona como uma opção robusta e segura para os consumidores da América Latina e Caribe.

O que você prioriza em um veículo: proteção para adultos, crianças ou sistemas de assistência ao motorista? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Aproveite para conferir: Carros elétricos vão ficar mais baratos: veja por que isso deve acontecer em breve

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA