Mais uma picape média? Sucessora da VW Saveiro é flagrada pela 1ª vez e detalhe no design chama a atenção
A VW Udara, sucessora da Saveiro, aparece pela primeira vez e surpreende com detalhes inéditos no design. Descubra tudo sobre a nova picape
A Volkswagen está preparando um grande lançamento para os próximos anos, e a nova picape da marca, a VW Udara, promete causar um grande impacto no mercado. A sucessora da VW Saveiro foi flagrada pela primeira vez em testes, e, além da estrutura já antecipada, um detalhe no design chamou bastante atenção. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes!
O que sabemos até agora sobre a VW Udara?
A VW Udara (ou VW247) será uma picape intermediária com o porte da Chevrolet Montana, posicionando-se entre as opções compactas e as mais robustas como a Fiat Toro.
A princípio, o protótipo, flagrado e compartilhado com o Autoesporte, trouxe alguns detalhes importantes que indicam o caminho que a Volkswagen seguirá com este modelo.
A carroceria é um mix entre o Tiguan e o T-Cross, com um comprimento estimado de 4,75 metros e um entre-eixos de 2,80 metros.
A parte dianteira da picape, no entanto, já é completamente diferente das demais da marca, com novos faróis, grade e para-choque, projetados especialmente para a Udara. Isso significa que a picape terá uma identidade visual própria e robusta, distanciando-se da Saveiro.
Qual a diferença da Udara para a VW Saveiro?
O design da Udara será uma revolução para a marca no Brasil. Embora ainda esteja em fase de testes, o que se pode perceber é que a picape segue linhas mais agressivas e modernas, como as do conceito Tera, mas com um toque mais robusto.
Sendo assim, alguns dos destaques incluem:
- Faróis mais espichados e tomadas de ar maiores;
- Suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, típicas de picapes maiores;
- Carroceria mais estreita, o que garante maior agilidade para o modelo no tráfego urbano.
Além disso, a Udara será construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma usada em modelos como o VW Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, o que trará mais confiabilidade e robustez para o novo modelo.
Motor e do desempenho da Volkswagen Udara
A nova picape da Volkswagen virá equipada com um motor 1.5 TSI Evo2 flex, capaz de entregar até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Será o primeiro veículo eletrificado da marca no Brasil, com um sistema híbrido leve de 48 Volts, similar ao que encontramos em outros modelos da Volkswagen, como o T-Cross. Essa novidade visa entregar maior eficiência e economia para os consumidores.
A Udara também contará com câmbio automático de 8 marchas, proporcionando uma direção mais suave e confortável, o que será um grande diferencial, especialmente para quem pretende usar o modelo tanto na cidade quanto em viagens mais longas.
O que mais se sabe sobre a Udara?
- A picape será desenvolvida com peças exclusivas, como capô, para-lamas e portas dianteiras, mas a parte traseira da carroceria será completamente nova, diferenciando-a de qualquer modelo anterior.
- A VW Saveiro, que é um dos carros mais populares da Volkswagen, deverá sair de linha quando a Udara for lançada. Para substituir o modelo, a Volkswagen já registrou alguns nomes no INPI, como Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara.
Quando a VW Udara será lançada e quais os preços esperados?
O lançamento oficial da VW Udara está previsto para o primeiro semestre de 2026, e ela será produzida em São José dos Pinhais (PR), junto com outros modelos da marca.
Inicialmente, a Volkswagen aposta em uma faixa de preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, o que coloca a picape em uma faixa intermediária, competindo diretamente com modelos como a Fiat Toro nas versões de entrada e com as picapes compactas como a Fiat Strada.
Com todas essas inovações, a Udara tem tudo para ser uma picape que irá marcar sua geração. Será que ela conseguirá superar a popularidade da Saveiro e encarar de frente os concorrentes? Só o tempo dirá, mas tudo indica que a Volkswagen está apostando alto nesse lançamento.
O que você acha da VW Udara? Será que ela vai superar a Saveiro e se tornar a preferida do público brasileiro? Comente aqui embaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.