Saiba como será o ‘sucessor’ do VW Gol
O VW Gol sairá de de linha neste ano e quem deve assumir o papel de 'sucessor' é o VW Polo Track, que pode chegar em 2023.
O VW Gol está sendo feito no Brasil há mais de 40 anos e já passou por diversas gerações. No entanto, o hatch sairá de linha neste ano e não contará uma nova geração. Quem deve assumir o papel de ‘sucessor’ é o VW Polo Track, que pode chegar em 2023. Para diferenciá-lo das outras versões do Polo, a marca fará alterações em alguns pontos.
Detalhes do VW Polo Track, o ‘sucessor’ do VW Gol
Este modelo já teve seu lançamento anunciado pela montadora alemã. No caso, o novo carro da Volkswagen deve ser lançado no primeiro trimestre de 2023 (como linha 2024). O lançamento do Polo Track é uma das novidades relacionadas à família Polo que serão apresentadas em breve.
Nos próximos meses, a marca deve apresentar a reestlização do Polo, que chegou ao Brasil em 2017. O sedã Virtus, apresentado em 2018, também contará com mudanças. O VW Polo Track será produzido na cidade de Taubaté-SP. Assim como os outros modelos, o carro também será fabricado sobre a plataforma MQB.
A expectativa que o modelo seja o “sucessor” do VW Gol. O hatch veterano, que possui muitos fãs pelo Brasil, sairá de linha após mais de 40 anos. No caso, espera-se que o Polo Track conte com preços bem próximos aos do Gol. Ou seja, deverá ser o carro mais barato na marca no Brasil.
Recentemente, algumas unidades deste novo carro foram flagradas em teste e podemos ver as novidades deste modelo. As fotos acima, por exemplo, foram tiradas por João Baldan, do Mentiras Automotivas (@mentirasautomotivas). Com relação ao visual, este modelo terá algumas mudanças, quando comparado com as outras versões do Polo.
Os para-choques (dianteiro e traseiro) contarão com um novo formato. Já a grade frontal terá um formato de colmeia. Enquanto isso, os faróis dianteiros contarão com máscara negra. As maçanetas e os retrovisores da versão aspirada podem estar na cor preta (se for lançado, modelo turbo pode contar com as peças na cor da carroceira).
Quem também terão um visual diferenciado são as rodas de aço (quatro furos e calotas exclusivas). Enquanto isso, a traseira deve ser a mesma do veículo vendido atualmente.
Interior, equipamentos de segurança e motorização
Um dos “mistérios” deste modelo é o seu interior. De acordo com o site especializado Autos Segredos, o painel será mais simplificado. Além disso, o volante será exclusivo. Para ter um preço bem próximo ao do Gol, o VW Polo Track deve abrir mão de alguns itens, como central multimídia , vidros elétricos traseiros e entre outros.
Agora, pensando em segurança, o modelo deve vir com quatro airbags (frontais e laterais), freios ABS com EBD e entre outros. O “sucessor” do VW Gol deverá contar com o motor 1.0 MPI (três cilindros), que pode produzir uma potência máxima de 84 cv e um torque máximo de 10,3 kgfm. O motor estará acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Existe a possibilidade do carro contar com o propulsor 170 TSI (1.0 Turbo), que já foi usado no Up TSI e deve estar no Polo reestilizado.
O propulsor irá render 116 cv de potência e 165 Nm de torque. Aqui também é possível encontrar uma transmissão manual de cinco velocidades. Veja os números de consumo do Polo 170 TSI (segundo o PBE Veicular).
- Cidade = 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
- Estrada = 16,5 km/l (gasolina) e 11,6 km/l (etanol)
Investimentos e despedida do VW Gol
Bom, teremos que esperar para saber mais novidades do novo modelo. Lembrando que o VW Polo Track pode ser considerado um dos frutos do investimento de R$ 7 bilhões que a montadora anunciou no ano passado. Vale ressaltar ainda que o VW Gol terá uma versão de despedida.
Segundo o site Autos Segredos, o modelo pode vir a custar mais de R$ 100 mil. Ao todo, serão fabricadas 1.000 unidades, que contarão com apenas opção de cor.
Pensando em equipamentos, o modelo deve vir com ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas e entre outros. O motor será o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm. O conjunto ainda traz uma transmissão manual de cinco velocidades.
Com informações de Mentiras Automotivas
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.