Sucessor do Fiat Uno pode ser um mini-SUV; saiba detalhes

O CEO da Fiat confirmou que um novo carro do mesmo segmento do Fiat Uno surgirá. Espera-se que o "novo Fiat Uno" seja um mini-SUV

O Fiat Uno teve um carreira de bastante sucesso. No Brasil, o hatch, que saiu de linha no ano passado, figura entre os carros mais vendidos da história. Este modelo deve retornar em breve. O CEO da marca italiana, Olivier François, confirmou que será lançado um novo carro do mesmo segmento do modelo. Espera-se que o “novo Fiat Uno” seja um mini-SUV.

Novo Fiat Uno será um SUV? Veja mais sobre essa história (Foto: Divulgação/Fiat)

Fiat deve lançar um carro para o segmento B, o mesmo do Fiat Uno; novo modelo deve vir como um SUV

A confirmação do lançamento de um veículo da mesma categoria do Uno foi dada pelo CEO em entrevista ao site português Razão Automóvel. Ao ser questionado sobre a volta do nome Punto, François afirmou que a marca terá um veículo segmento B. Mas ainda não sabe se um nome mais velho ou um novo nome será usado no modelo.

“Quem é que se importa com um nome? Vamos ter um segmento B e temos de voltar para lá. É um segmento que pertencia à FIAT, com o Punto e antes do Punto, com o Uno.”, disse François ao portal Razão Automóvel.

François ainda falou que as pessoas sempre lembram da Fiat quando se fala em carros desta categoria:

“Mesmo hoje, quando vemos relatórios sobre escolhas dos consumidores. Quando são questionadas sobre qual seria a marca de um carro pequeno, com quatro metros, as pessoas dizem: “um FIAT”. Nós temos de ter um segmento B. Se esse carro se vai chamar Punto? Veremos…” afirmou o CEO.

Fiat Punto (Foto: Divulgação/Fiat)

Na Itália, Fiat Uno foi fabricado entre 1983 e 1995. Depois, a missão de ser o representante da marca no segmento B passou a ser do Punto. Este carro também já saiu de linha. Hoje, a marca não possui nenhum representante. Mas isso deve mudar.

Fator Stellantis

Olivier François explica que a marca não estava presente no segmento B por não ter uma plataforma, mas agora eles possuem. Além disso, falou sobre como a presença das as outras marcas do grupo Stellantis pode ser importante para isso acontecer.

“Num carro pequeno, temos de dividir o custo entre três ou quatro marcas. Com a Stellantis isso é muito fácil. Vai haver um Segmento B porque agora temos uma caixa de ferramentas onde ir buscar material e sinergias”, comentou Olivier François.

Como será este SUV da Fiat?

Fiat Centoventi (Foto: Divulgação/Fiat)

Existe uma certa expectativa quanto ao lançamento deste carro. Alguns fatos recentes mostram que a Fiat realmente está interessada no lançamento de um SUV com preços acessíveis. De acordo com uma matéria publicada pelo site especializado Automotive News Europe em 2021, um SUV da empresa será fabricado na cidade de Tychy (Polônia).

O inicio da produção pode começar no ano que vem. Tal modelo usaria como inspiração o conceito Centoventi, mostrado durante o Salão do Automóvel de Genebra de 2019. Há quem acredite que o veículo pode ser um parente do novo SUV da Jeep, que virá para ficar abaixo do Renegade. Seu lançamento acontecerá em 2023 e será 100% elétrico.

Foto: Divulgação/Jeep)

Foto: Divulgação/Jeep)

A plataforma utilizada deverá ser a e-CMP, já usada em modelos da Peugeot. Ou seja, também pode ser utilizada pelo novo carro da empresa da Itália. Lembrando que um protótipo foi flagrado neste ano rodando em testes. Na época, rumores da imprensa europeia apontavam que o carro realmente seria o modelo da Fiat.

Vale ressaltar também que esta não é a primeira vez que Olivier François comentou sobre reviver nomes antigos no futuros modelos. Ou seja, o próximo SUV da Fiat pode nascer como Fiat Punto e Fiat Uno. Mas por enquanto, existem apenas especulações sobre o assunto. O que nos resta é esperar pelos próximos movimentos da empresa. 

Com informações de Razão Automóvel

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile