Substituto do Argo é mais potente, robusto e tem motorização híbrida; vale levar para casa?
Substituto do Argo é mais potente, robusto e tem motorização híbrida; vale levar para casa? Saiba quem é e quanto rende o motor.
O possível substituto do Argo, o Fiat Grande Panda, já é uma realidade na Europa. O modelo foi apresentado na Itália ano passado e está disponível por lá também nas versões híbrida e elétrica.
Para o mercado brasileiro, estamos esperando em um primeiro momento, apenas as versões com motor a combustão, mas as variantes eletrificadas estão nos planos da Fiat para o país. Saiba mais!
Qual a potência do substituto do Argo?
O Fiat Grande Panda híbrido vendido na Itália recebeu um “upgrade” no motor. O antigo 1.2 híbrido leve a gasolina que rende 101 e 136 cv, dependendo da configuração, saltou para 110 e 145 cv, respectivamente.
Em comparação ao sistema híbrido oferecido nos modelos Pulse e Fastback com tecnologia Bio Hybrid, o Panda europeu é até 15 cv mais potente.
Em relação a motorização que vem para o Brasil, a diferença é ainda maior. Apesar da Fiat garantir que a nova geração do Grande Panda será global, os propulsores planejados para o Brasil já estão disponíveis por aqui.

Começa pelo Firefly, motor 1.0 aspirado que equipa o Argo e Mobi de entrada. O motor passou por mudanças para se adequar às regras do Proconve e hoje entrega apenas 75 cv, menos da metade do que as versões mais potentes do Grande Panda europeu.
As versões intermediárias e topo de linha que serão vendidas no Brasil serão equipadas com o motor T200 da Stellantis. É o motor 1.0 Turbo que equipa Strada, Pulse, Fastback, além do Peugeot 208, Citroën Basalt e C3 You. Este é mais potente, entregando até 130 cv quando abastecido com etanol.
Quando o Fiat Grande Panda no Brasil?
As primeiras previsões são para 2026. O Grande Panda vai substituir, de uma só vez, o Argo e o Mobi, embora há rumores que o Mobi demore um pouco mais para sair do catálogo da Fiat no Brasil.
O Mobi também deve ficar um pouco mais, já que a empresa fez modificações no subcompacto, que agora perdeu o motor Evo Fire e conta com o Firefly com direção elétrica (antes era direção hidráulica).

Ainda não sabemos a data exata do Grande Panda e nem se ele será chamado assim por aqui. A Fiat ainda não se resolveu quanto ao nome e há uma série de opções, como Novo Argo, Novo Fiat e até Novo Palio. O jeito vai ser esperar um pouco mais para saber o final dessa história de nomenclatura.
Eai, será que vale a pena levar o novo hatch da Fiat para casa? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.