Stock Car 2023: o que esperar da temporada

A Stock Car 2023 vai começar. Confira a seguir tudo sobre a Stock Car Pro Series 2023: Calendário, equipes, pilotos e novidades.

A temporada 2023 da Stock Car será iniciada neste final de semana em Goiânia (GO). Confira a seguir tudo o que você precisar saber sobre a Stock Car Pro Series 2023:

Stock Car 2023 vai começar neste final de semana

Abertura da temporada 2023 será em Goiânia (Foto: Divulgação/Stock Car)

O 45º campeonato da Stock Car Pro Series terá início neste final de semana no circuito misto do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Ao todo serão 12 etapas e 24 corridas.

Neste ano, podemos esperar novamente muita competitividade entre os pilotos, com vários campeões, ex-pilotos de Fórmula 1 e estreias no grid. Tendo como base anos anteriores, uma disputa acirrada pelo título é esperada.

Antes do início do campeonato, podemos apontar como favoritos o campeão de 2022, Rubens Barrichello, o pentacampeão Cacá Bueno, que trocou de equipe, e outros pilotos que sempre se destacam, como Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Ricardo Zonta.

A abertura da Stock Car Pro Series 2023 será no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). A classificação será no sábado (1), a partir das 13h.

As duas corridas principais serão disputadas no domingo (2), com o limite de 30 min + 1 volta para cada. A primeira está marcada para começar às 11h30 e a corrida 2 às 12h20.

O autódromo tem 3.835 km de extensão e é visto como um dos mais seguros do Brasil, pois tem largas áreas de escape.

A pista conta com trechos de alta, média e baixa velocidade em 12 curvas, sendo 7 para a direita e 5 para a esquerda. Quem mais ganhou corridas neste autódromo é Rubens Barrichello com oito vitórias.

Rubens Barrichello é o atual campeão da Stock Car (Foto: Divulgação/Stock Car)

Novidades da Stock Car 2023

A principal categoria do automobilismo brasileiro iniciará a temporada 2023 com diversas novidades, como nova fornecedora de pneus, estreias de pilotos e novas formações de equipes.

Metade do grid de 2023 contará com novas formações e parcerias. O destaque fica por conta do pentacampeão Cacá Bueno, que deixou a Crown e agora faz parte da equipe KTF Sports.

O argentino Matías Rossi também trocou de equipe. Depois de uma temporada na A. Mattheis Vogel, o piloto agora faz parte da Full Time Sports. Para substituir o piloto da argentina, a Vogel contratou Lucas Foresti.

Além disso, Felipe Massa e Julio Campos vão reeditar a dupla da temporada passada, mas em outra equipe. Os dois vão fazer parte da Lubrax Podium TMG.

Entre as estreias, o destaque é o retorno de Felipe Fraga, campeão da Stock Car 2016, que está na equipe Blau Motorsport.

Outra estreia que merece destaque é de Dudu Barrichello, que fará sua primeira temporada completa na Stock Car. O piloto terá como companheiro de equipe o atual campeão da categoria: seu pai Rubens Barrichello. Os dois vão fazer parte da Mobil Ale Full Time.

Além disso, outros pilotos estão estreando na Stock Car Pro Series, como Enzo Elias, atual campão da Porsche Cup, que disputará a temporada 2023 pela Crown Racing/TMG e o gaúcho Lucas Kohl na Hot Car Competições.

Em relação aos carros uma importante mudança aconteceu. A fornecedora de pneus para 2023 será a sul-coreana Hankook Tire. Os modelos utilizados serão os seguintes: Hankook Ventus F200 para pista seca e Hankook Z207 para pista molhada.

Os pilotos poderão experimentar a novidade em treinos extras, programados para esta quinta-feira (30). Serão dois treinos para os competidores se acostumarem com os novos compostos nas pistas.

Para finalizar, uma novidade sobre o calendário. Diferente das últimas temporadas, as 12 etapas serão realizadas em 12 finais de semana. Com isso, não haverá mais rodadas duplas, com qualificação e corridas sendo disputadas no mesmo dia. A partir deste ano, o grid será definido no sábado e as corridas disputadas no domingo.

Pentacampeão Cacá Bueno está em nova equipe em 2023 (Foto: Divulgação/Stock Car)

Calendário da Stock Car 2023

A Stock Car Pro Series 2023 será realizada em 12 finais de semanas. Serão 12 etapas com 2 corridas cada, totalizando 24 corridas ao final da temporada. O destaque é o retorno de Brasília para sediar duas etapas da principal categoria do automobilismo brasileiro.

Confira a seguir o calendário 2023 da Stock Car Pro Series com os dias das corridas:

  • 1ª etapa – Goiânia (GO) – 2 de abril
  • 2ª etapa – Interlagos (SP) – 23 de abril
  • 3ª etapa – A definir – 21 de maio
  • 4ª etapa – Brasília (DF) – 18 de junho
  • 5ª etapa – Interlagos (SP) – 9 de julho
  • 6ª etapa – Velocitta (SP) – 6 de agosto
  • 7ª etapa – Goiânia (GO) – 27 de agosto
  • 8ª etapa – A definir – 17 de setembro
  • 9ª etapa – A definir – 8 de outubro
  • 10ª etapa – Velocitta (SP) – 29 de outubro
  • 11ª etapa – Brasília (DF) – 26 de novembro
  • 12ª etapa – Interlagos (SP) – 17 de dezembro

Pilotos e equipes da temporada 2023

A Stock Car 2023 terá 31 pilotos no grid divididos em 16 equipes. Entre eles estão sete campeões, que juntos somam 16 conquistas, incluindo os últimos 12 campeonatos.

Os competidores que já foram campeões da categoria são os seguintes: Cacá Bueno (5x), Daniel Serra (3x), Ricardo Maurício (3x), Rubens Barrichello (2x), Marcos Gomes (1x), Felipe Fraga (1x) e Gabriel Casagrande (1x).

Além disso, o grid de 2023 contará com quatro ex-pilotos de Fórmula 1: Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta. Além disso, a Stock Car também conta com Tony Kanaan, ex-piloto da Fórmula Indy.

Para esta temporada os modelos serão os mesmos do último ano: Toyota Corolla com 12 veículos e Chevrolet Cruze com 18 carros.

Veja a seguir todos os pilotos, números dos competidores e as respectivas equipes:

Equipe – Pilotos – Carro

  • A. Mattheis Vogel – Gabriel Casagrande #83 e Lucas Foresti #12 – Chevrolet
  • Blau Motorsport – Felipe Fraga #88 e Allam Khodair #18 – Chevrolet
  • Cavaleiro Sports – Marcos Gomes #80 e Denis Navarro #5 – Chevrolet
  • Crown Racing/TMG – Nelsinho Piquet #33 e Enzo Elias #28 – Toyota
  • Eurofarma RC – Daniel Serra #29 e Ricardo Maurício #90 – Chevrolet
  • Full Time Sports – Matías Rossi #117 e Gianluca Petecof #101 – Toyota
  • Mobil Ale Full Time – Rubens Barrichello #111 e Dudu Barrichello #91 – Toyota
  • Full Time Bassani – Tony Kanaan #6 – Toyota
  • Hot Car Competições – Gaetano Di Mauro #11 e Lucas Kohl #95 – Chevrolet
  • Ipiranga Racing – Cesar Ramos #30 e Thiago Camilo #21 – Toyota
  • KTF Sports – Cacá Bueno #0 e Rodrigo Baptista #3 – Chevrolet
  • KTF Racing – Felipe Baptista #121 e Guilherme Salas #85 – Chevrolet
  • Lubrax Podium – Felipe Massa #19 e Julio Campos #4 – Chevrolet
  • RCM Motorsport – Ricardo Zonta #10 e Bruno Baptista #44 – Toyota
  • Pole Motorsport – Átila Abreu #51 e Rafael Suzuki #8 – Chevrolet
  • Scuderia Chiarelli – Sergio Jimenez #73 e Raphael Teixeira #37– Toyota
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile